As informações e o palpite para Uruguai x Paraguai
Fora da zona de classificação direta para Copa do Mundo do Qatar de 2022, o Uruguai enfrenta o Paraguai nesta quinta-feira, 3 de junho, em duelo que reabre a disputa das Eliminatória Sul-Americanas, que ficaram suspensas por mais de um ano devido à pandemia de Covid-19. O confronto faz parte da programação da sétima rodada do torneio, que teve quatro jornadas completadas. Terá como palco o estádio Centenário, em Montevidéu, que conterá com presença de público. O pontapé inicial foi agendado para 19h (horário de Brasília).
Como funcionam as Eliminatórias Sul-Americanas
Com dez seleções participantes, as eliminatórias sul-americanas são disputadas em sistema de pontos corridos com turno e returno. Ao final de 18 rodadas, os quatro primeiros colocados terão vaga garantida na Copa do Mundo do Qatar de 2022. O quinto colocado ainda terá chance de chegar lá. Porém, para isso, terá que disputar a repescagem contra o campeão das eliminatórias da Oceania. Serão duas partidas (ida e volta).
O desempenho recente do Uruguai
Apesar de contar com o técnico mais longevo no comando de uma seleção no continente, o Uruguai teve um começo titubeante na disputa das Eliminatórias Sul-Americanas. Foram duas vitórias e duas derrotas nas jornadas iniciais. Sua estreia, em casa, contou com uma apertada vitória diante do Chile. Marcou 2 a 1. O segundo tento foi assinalado por Gomez aos 48 minutos da etapa final. No entanto, no duelo seguinte, levou 4 a 2 do Equador.
Na jornada dupla seguinte, o time superou a Colômbia. Mesmo atuando em solo rival, marcou 3 a 0. Placar que não mostrou com exatidão o que aconteceu em campo. Os uruguaios não foram tão superiores assim. Criaram seis chances de finalização. Acertaram o alvo quatro vezes. Em três desses tiros colocaram a bola na rede. No entanto, no duelo seguinte, novamente não conseguiram pontuar. Levaram, em casa, 2 a 0 do Brasil. Os seis pontos acumulados deixaram o Uruguai na quinta posição na tabela de classificação das Eliminatórias Sul-Americanas. O primeiro posto fora da região que rende vaga direta no Mundial.
Para os jogos desta rodada dupla ainda terão que administrar as sequelas do encontro. O atacante Edinson Cavani, que foi expulso, ficou de fora da convocação. Não poderia atuar. Está suspenso do jogo desta quinta-feira e também do duelo de 8 de junho contra a Venezuela, em Caracas. Foram convocados para os encontros:
Goleiros: Fernando Muslera (Galatasaray), Martín Campaña (Al Batin) e Sergio Rochet (Nacional);
Defensores: Diego Godín (Cagliari), José María Giménez (Atlético de Madrid), Sebastián Coates (Sporting), Ronald Araújo (Barcelona), Martín Cáceres (Fiorentina), Giovanni González (Peñarol), Matías Viña (Palmeiras) e Joaquín Piquerez (Peñarol);
Meias: Lucas Torreira (Atlético de Madrid), Rodrigo Bentancur (Juventus), Matías Vecino (Inter), Federico Valverde (Real Madrid), Fernando Gorriarán (Santos Laguna), Nahitan Nández (Cagliari), Brian Rodríguez (Almería) e Nicolás de la Cruz (River Plate);
Atacantes: Jonathan Rodríguez (Cruz Azul), Giorgian de Arrascaeta (Flamengo), Facundo Torres (Peñarol), Juan Ignacio Ramírez (Liverpool-URU) e Luis Suárez (Atlético de Madrid).
Provável escalação do Uruguai
Uruguai na temporada atual
A forma atual do Paraguai
O Paraguai entrará em campo invicto. Porém, a sequência está longe de ser empolgante. Foram três empates e somente uma vitória. O sucesso aconteceu na segunda rodada. Atuando na condição de visitantes, os paraguaios superaram a Venezuela por 1 a 0. As igualdades aconteceram diante de Peru (2 a 2, em casa), Argentina (1 a 1, fora) e Bolívia (2 a 2, casa). Os seis pontos colocaram o time na quarta posição da tabela de classificação das Eliminatórias Sul-Americanas.
É o último posto que permite ir diretamente para Copa do Mundo do Qatar de 2022. Apesar de ter a mesma pontuação do Uruguai, o Paraguai leva vantagem no saldo de gols (1 a 0), que é o primeiro critério de desempate. O técnico argentino Eduardo Berizzo chamou 21 jogadores para o encontro desta quinta-feira e para o confronto do próximo dia 8, em casa, contra a seleção brasileira.
A relação não apresentou novidades. Manteve a base que vinha sendo chamadas nas últimas convocações. A lista completa tem:
- Goleiros: Antony Silva (Puebla-MEX), Gerardo Ortiz (Once Caldas), Juan Espínola (Godoy Cruz);
- Defesa: Robert Rojas (River Plate), Fabián Balbuena (West Ham), Gustavo Gómez (Palmeiras), Júnior Alonso (Atlético-MG), David Martínez (River Plate), Omar Alderete (Hertha Berlin), Juan Escobar (Cruz Azul);
- Meio-campistas: Andrés Cubas (Nimes), Robert Piris Da Motta (Gençlerbirligi-TUR) , Richard Sánchez (América do México), Gastón Giménez (Chicago Fire), Óscar Romero (San Lorenzo), Miguel Almirón (Newcastle);
- Atacantes: Ángel Romero (San Lorenzo), Carlos González (Tigres-MEX), Alejandro Romero Gamarra (Al Taawon-ARA), Braian Samudio, (Rizespor-TUR), Gabriel Ávalos (Argentinos Juniors).
Provável escalação do Paraguai
Paraguai na temporada atual
Estatísticas de ambos os times
Prognóstico e palpite final para Uruguai x Paraguai:
Dono de um elenco com mais recursos técnicos, o Uruguai tem o prognóstico em sua vitória diante do Paraguai o palpite indicado para o confronto desta quinta-feira pela sétima rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para Copa do Mundo do Qatar de 2022.
Prognóstico e palpite final para Uruguai x Paraguai: