As informações e o palpite para Venezuela x Uruguai
Fora da zona de classificação direta para Copa do Mundo do Qatar de 2022, a seleção do Uruguai enfrenta a Venezuela nesta terça-feira, 8 de junho. O encontro é parte da agenda da oitava rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para o Mundial. Terá como sede o estádio Olímpico de la Universidad Central de Venezuela, em Caracas. O início está marcado para 19h30 (horário de Brasília).
Como funcionam as Eliminatórias Sul-Americanas
Com dez seleções participantes, as eliminatórias sul-americanas são disputadas em sistema de pontos corridos com turno e returno. Ao final de 18 rodadas, os quatro primeiros colocados terão vaga garantida na Copa do Mundo do Qatar de 2022. O quinto colocado ainda terá chance de chegar lá. Porém, para isso, terá que disputar a repescagem contra o campeão das eliminatórias da Oceania. Serão duas partidas (ida e volta).
O desempenho recente da Venezuela
Os venezuelanos, que havia dado um indício de recuperação ao vencer o Chile, por 2 a 1, na última partida antes da interrupção da disputa das Eliminatórias Sul-Americanas para Copa do Mundo do Qatar 2022, em novembro de 2020. depois de tanto tempo sem jogar não conseguiram consolidar a trajetória de ascensão. Na quinta-feira, 3 de junho, na altitude de La Paz, foram derrotados pela Bolívia, por 3 a 1, em confronto pela sétima rodada do torneio.
Os donos da casa precisaram de apenas cinco minutos para abrir o marcador. O atacante cruzeirense Marcelo Moreno colocou a bola na rede. A Venezuela evitou ir para o vestiário em desvantagem. Igualou o placar aos 26 minutos através de tento de Chancellor. Na etapa final, no entanto, a Bolívia alcançou o segundo gol com Bejarano aos 15 minutos e completou o serviço aos 38 minutos. Dessa vez, Bejarano deu a assistência para Marcelo Moreno assinalar seu segundo gol no jogo.
Os bolivianos, que detiveram a posse da pelota por 53%, criaram mais chances de finalização (18 a 11) e foram superiores também no quesito arremate certo (7 a 6). Com três pontos, a Venezuela está na nona – penúltima – posição da tabela de classificação das Eliminatórias Sul-Americanas. Os jogadores chamados pelo técnico José Pesseiro para rodada duplas de jogos do torneio em junho foram:
Goleiros: Wuilker Faríñez (Lens, França), Joel Graterol (América de Cali, Colômbia) e Rafael Romo (Oud-Heverlee Leuven, Bélgica).
Defensores: Wilker Ángel (Akhmat Grozny, Rússia), Jhon Chancellor (Brescia, Itália), Luis Mago (Universidad de Chile, Chile), Rolf Feltscher (Würzburger Kickers, Alemanha), Nahuel Ferraresi (Moreirense, Portugal), Alexander González (Málaga, Espanha), Roberto Rosales (Leganés, Espanha), Mikel Villanueva (Santa Clara, Portugal) e Yohan Cumana (Deportivo La Guaira).
Meias: Tomás Rincón (Torino, Itália), Cristian Cásseres Jr (NY Red Bulls, EUA), Darwin Machís (Granada, Espanha), José Martínez (Philadelphia Union, EUA), Junior Moreno (DC United, EUA), Jhon Murillo (Tondela, Portugal), Rómulo Otero (Corinthians), Freddy Vargas (FC Dallas, EUA), Jefferson Savarino (Atlético-MG), Maurice Cova (Deportivo Táchira), Bernaldo Manzano (Deportivo Lara), Richard Celis e Edson Castillo (Caracas FC), Matías Lacava (Academia Puerto Cabello).
Atacantes: Fernando Aristeguieta (Mazatlán, México), Jhonder Cádiz (Nashville, EUA), Sergio Córdova (Arminia Bielefeld, Alemanha) e Josef Martínez (Atlanta United, EUA).
Provável escalação da Venezuela
Venezuela na temporada atual
A forma atual do Uruguai
As reclamações em relação a arbitragem foram dominantes após o empate sem gols entre Uruguai e Paraguai na quinta-feira, 3 de junho, em Montevidéu, pela sétima rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para Copa do Mundo do Qatar de 2022. Com razão. Os donos da casa tiveram um gol anulado de forma equivocada. Isso em uma partida que contava com a ferramenta do árbitro de vídeo.
No entanto, o desempenho dentro das quatro linhas não indicou que os uruguaios mereciam um resultado melhor no encontro. Apesar de terem contado com a posse de bola pela maior parte do tempo (57%) e criado mais chances para arremate (12 a 7), faltou qualidade. Apenas duas da finalizações dos donos da casa tiveram a direção certa enquanto os visitantes mandaram quatro tiros na direção do arqueiro Muslera.
Assim, ao ficar nos sete pontos (duas vitórias, um empate e duas derrotas), o Uruguai ocupa a quinta posição na tabela de classificação das Eliminatórias Sul-Americanas. É o primeiro posto fora da região que rende vaga direta no Mundial. Os uruguaios, no entanto, têm a mesma pontuação de do Paraguai, quarto colocado, que fecha o pelotão de elite. Perdem apenas no saldo de gols (1 a 0), primeiro critério de desempate. No entanto, superam a Colômbia, sexta colocada e que sequer teria chance de disputar a repescagem, pelo mesmo motivo. Os atletas convocados para a rodada dupla de confrontos foram:
Goleiros: Fernando Muslera (Galatasaray), Martín Campaña (Al Batin) e Sergio Rochet (Nacional);
Defensores: Diego Godín (Cagliari), José María Giménez (Atlético de Madrid), Sebastián Coates (Sporting), Ronald Araújo (Barcelona), Martín Cáceres (Fiorentina), Giovanni González (Peñarol), Matías Viña (Palmeiras) e Joaquín Piquerez (Peñarol);
Meias: Lucas Torreira (Atlético de Madrid), Rodrigo Bentancur (Juventus), Matías Vecino (Inter), Federico Valverde (Real Madrid), Fernando Gorriarán (Santos Laguna), Nahitan Nández (Cagliari), Brian Rodríguez (Almería) e Nicolás de la Cruz (River Plate);
Atacantes: Jonathan Rodríguez (Cruz Azul), Giorgian de Arrascaeta (Flamengo), Facundo Torres (Peñarol), Juan Ignacio Ramírez (Liverpool-URU) e Luis Suárez (Atlético de Madrid).
Provável escalação do Uruguai
Uruguai na temporada atual
Estatísticas de ambos os times
Prognóstico e palpite final para Venezuela x Uruguai:
Ainda que tenha faltado qualidade de futebol para os uruguaios, a fragilidade mostrada pela Venezuela até agora faz com que o prognóstico no sucesso do Uruguai seja o palpite indicado para o confronto desta terça-feira pela oitava rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para Copa do Mundo do Qatar de 2022.
Prognóstico e palpite final para Venezuela x Uruguai: