As informações e o palpite para Villarreal x Manchester United
Entre a busca da glória e um prêmio de consolação, Villarreal, da Espanha, e Manchester United, da Inglaterra, definem nesta quarta-feira, 26 de maio, o título da edição 2020/2021 da Europa League. A sede da final será o estádio Miejski, em Gdańsk, na Polônia. O início está marcado para 16h (horário de Brasília). A decisão acontece em jogo único. Dessa maneira, quem vencer leva o troféu para casa. Em caso de igualdade, o regulamento estabelece a realização de prorrogação de 30 minutos. Se ao final do tempo extra o placar ainda estiver empatado, o campeão será conhecido através de cobranças de pênaltis.
Criada na temporada 1971/1972, o torneio ganhou o nome atual em 2009. Antes, já foi chamado de Taça da Uefa ou Copa da Uefa. É uma espécie de ‘segunda divisão’ continental, que recebe campeões de copas nacionais, equipes bem classificadas em suas ligas locais, mas não levaram o título, que fracassaram na tentativa de obter um lugar na fase de grupos da Champions League ou até mesmo chegaram lá, mas ficaram na terceira posição do estágio de chaves do torneio. O United já disputou a decisão da Europa League uma vez e venceu em 2016/2017. O Villarreal chega à final pela primeira vez.
O desempenho recente do Villarreal
O título da Europa League sempre esteve na mira do Villarreal. Ele começou a ser visado desde o final da temporada 2019/2020. O Submarino Amarelo fez, para seus padrões, uma boa campanha no Campeonato Espanhol. Chegou até mesmo a lutar com o Sevilha por uma vaga na Champions League. Porém, ficou na quinta posição, o que lhe mandou para Liga Europa. Estava sob o comando de Javier Calleja.
Mostrando claramente que na temporada 2020/2021 o torneio seria sua prioridade, o clube trocou de técnico. Calleja foi dispensado e Unai Emery foi contratado. No currículo, três conquistas da Europa League. Todas elas com o Sevilha. O treinador passava por um momento de baixa após fracassos no Paris Saint-Germain e Arsenal e ao longo do ano cumpriu o que dele se esperava.
O Villarreal navegou em mares calmos na fase de grupos. Alcançou com absoluta tranquilidade a classificação para segunda etapa como primeiro colocado da chave I conquistando 16 (cinco vitórias e um empate) dos 18 pontos possíveis. Enfrentou, no estágio de 16 avos de final, o Salzburg, da Áustria, vindo da Champions League. Mostrou sua superioridade com duas vitórias, Marcou 2 a 0 (fora) e 2 a 1 (casa). Nas oitavas de final, o Dynamo Kiev foi sua vítima nas oitavas de final. Perdeu duas vezes por 2 a 0. Responsável pela eliminação do Tottenham, o Dinamo Zagreb também foi superado nas quartas de final com duas vitórias do Submarino Amarelo. Fora, por 1 a 0. Em casa, por 2 a 1. Nas semifinais, o time bateu o Arsenal, no estádio de la Ceramica, por 2 a 1, e garantiu o direito de dar o passo rumo à final ao segurar o 0 a 0 em Londres.
Dono de um bom time, mas um elenco nem tão robusto assim, o custo a ser pago pela prioridade destinada ao torneio continental foi um desempenho abaixo do esperado no Campeonato Espanhol. No sábado, 22 de maio, o Villarreal encerrou sua participação em LaLiga sendo derrotado, por 2 a 1, pelo Real Madrid, no estádio dos Merengues. Com 58 pontos (15 vitórias, 13 empates e dez derrotas), ficou em uma modesta sétima posição na classificação final. Suficiente apenas para disputa a inédita Liga da Conferência Europeia, a nova competição criada, que ficará um degrau abaixo da Europa League. Assim, além da glória do título, a decisão desta quarta-feira é a oportunidade do Submarino Amarelo saltar da terceira divisão continental para Champions League, uma vez que o campeão da Liga Europa ganha como bônus um lugar na Liga dos Campeões.
Para a decisão, o único jogador ainda aos cuidados do departamento médico e que depende de avaliação para saber se poderá ficar à disposição do técnico Unai Emery é o meia nigeriano Samuel Chukwueze (28 jogos na temporada 2020/2021 do Campeonato Espanhol, quatro gols). Ele sofreu uma lesão no quadril que o tirou das quatro últimas partidas.
Provável escalação do Villarreal
Villarreal na temporada atual
A forma atual do Manchester United
Em nenhum momento a Europa League esteve nos planos do Manchester United. O gigante inglês iniciou sua temporada continental na Champions League e como favorito para avançar na direção das oitavas de final. Porém, fracassou. No grupo H, ficou atrás de Paris Saint-Germain e Leipzig tendo que se conformar como o remanejamento para Liga Europa.
Enfrentou um time espanhol logo em sua estreia. Definiu o confronto com o Real Sociedad na primeira partida marcando 4 a 0. Atuou em campo neutro, em Turim, pois naquele momento a Espanha não permitia a entrada de voos originários da Inglaterra. No segundo jogo, administrou a vantagem ficando no 0 a 0. Nas oitavas de final, teve vida mais dura com o Milan. Após empate por 1 a 1, em casa, marcou 1 a 0 em Milão. Novo time da Espanha entrou em seu caminho nas quartas de final. Bateu o Granada fazendo 2 a 0 tanto em casa quanto fora. Deixou para as semifinais uma atuação arrasadora no jogo de ida contra a Roma. Em Old Trafford, fez 6 a 2 nos italianos. Assim, pode até mesmo perder o duelo no estádio Olímpico por 3 a 2 sem ter sua classificação para decisão ameaçada.
Sem ter sucessos nas copas nacionais, o Manchester United ficou com o vice-campeonato da Premier League. Encerrou sua campanha no torneio no domingo, 23 de maio, superando o Woves por 2 a 1. Alcançou 74 pontos (21 vitórias, 11 empates e seis derrotas). Foram 12 a menos que o Manchester City, campeão. Porém, mais do que suficiente para garantir o direito de disputar novamente a Champions League na próxima temporada independentemente do resultado da decisão da Europa League.
Para o encontro desta quarta-feira, o técnico norueguês Ole Gunnar Solskjaer tem alguns problemas médicos para administrar. Estão em processo de recuperação de lesão e talvez não sejam opções para o confronto o defensor Harry Maguirre (35 jogos na edição 2020/2021 do Campeonato Inglês, dois gols); os meias Fred (30 jogos, um gol) e Scott McTominay (32 jogos, quatro gols); e o atacante Anthony Martial (22 jogos, quatro gols).
Provável escalação do Manchester United
Manchester United na temporada atual
Estatísticas de ambos os times
Prognóstico e palpite final para Villarreal x Manchester United:
O Manchester United possuiu um elenco superior ao do Villarreal e com atletas de maior poder de decisão. No entanto, deve encontrar dificuldades para superar o bloqueio defensivo espanhol, o que faz com que o prognóstico na igualdade durante o período regulamentar seja boa opção de palpite para o confronto desta quarta-feira na decisão da edição 2020/2021 da Europa League.
Prognóstico e palpite final para Villarreal x Manchester United: