As informações e o palpite para Vitória x Grêmio
Lutando contra o rebaixamento em suas divisões no Campeonato Brasileiro, Vitória e Grêmio têm seus caminhos cruzados nesta terça-feira, 27 de julho. O confronto é a retomada da batalha pela sofrevivência na Copa do Brasil 2021. Depois de mais de um mês de paralisação, o torneio é retomado com a rodada de ida das oitavas de final. O duelo terá como cenário o estádio Manoel Barradas, o Barradão, em Salvador. O pontapé inicial está marcado para 21h30 (horário de Brasília). A partida de retorno, em Porto Alegre, foi marcada para terça-feira, 3 de agosto, na Arena do Grêmio.
Como funciona a Copa do Brasil
Com 92 participantes, a versão 2021 da Copa do Brasil apresentou algumas mudanças de regulamento. A mais importante dela foi o encurtamento da vantagem dos clubes que contam com o benefício da estreia tardia. Esse privilégio, dado a Ceará (campeão da Copa do Nordeste 2020), Brasiliense (Campeão da Copa Verde 2020), Atlético-MG, Atlhetico Paranaense, Flamengo, Fluminense, Santos, São Paulo, Grêmio e Internacional (que conquistaram o direito de disputar a Copa Libertadores da América 2021), Chapecoense (Campeã da Série B 2020) e Palmeiras (Campeão da Copa do Brasil 2020), até o ano passado permitia que começassem a campanha no torneio a partir da quinta fase. Neste ano, eles entraram na disputa no terceiro estágio.
Depois de jogos eliminatórios nas duas primeiras etapas. A partir da terceira, o torneio passou a adotar o formato que está em vigor e vai seguir até a decisão. São realizados jogos de ida e volta. Ao final dos duelos, avança para o estágio seguinte o time que acumular o maior número de pontos. Em caso de empate, o único critério de desempate estabelecido é o saldo de gols. Não sendo suficiente, ao final da segunda partidas a definição será feita através de cobranças de pênalti.
O desempenho recente do Vitória
O rubro-negro entrou em campo no sábado, 24 de julho, para cumprir seu compromisso pela décima quarta rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Encarou o CSA, em Maceió, e voltou para casa de mãos vazias. Foi batido por 2 a 1. Gabriel abriu o marcador em favor do clube alagoano aos 29 minutos da etapa final. O Vitória conseguiu a igualdade aos 35 minutos em cobrança de pênalti executada por Eduardo. Porém, acabou sofrendo o segundo gol aos 45 minutos. Lucão mandou para a rede.
Nos últimos nove confrontos, o time teve apenas um sucesso. Empatou três vezes e deixou o campo derrotado em cinco ocasiões em partidas pela Segunda Divisão do Brasileirão. Com 12 pontos (duas vitórias, seis empates e seis derrotas), ocupa a décima quinta posição da tabela de classificação. Está fora da zona de rebaixamento. No entanto, sua pontuação é a mesma de Brasil de Pelotas (décimo sexto), também fora do Z4, de Ponte Preta (décima sétima), Londrina (décimo oitavo) e Cruzeiro (décimo nono), estes três últimos já dentro da região da degola. Os pontos são defiidos a partir do uso dos critérios de desempate.
Como mandante, o desempenho do Vitória é ligeiramente superior. O Leão é o décimo quarto colocado no ranking dos donos da casa da Série B do Brasileirão. Dos 21 pontos que disputou na condição de coluna um, ganhou nove (duas vitórias, três empates e duas derrotas). Fez oito gols e sofreu sete. Na Copa do Brasil, o Vitória fez sua estreia derrotando, fora de casa, o Águia Negra por 1 a 0. Passou, na segunda etapa, já no Barradão, pelo Rio-Branco-ES. Fez 2 a 0. O grande resultado, contudo, estava guardado para o estágio seguinte. Após perder, como mandante, para o Internacional, por 1 a 0, deu o troco em pleno Beira-Rio, marcando 3 a 1. Foi a partida de estreia do técnico Ramon Menezes.
O meia Bruno Oliveira e o atacante Ronan, que já atuaram por outros clubes na Copa do Brasil, não podem defender o Vitória nesta terça-feira. Wallace, Thalisson Kelven e Raul Prata, em processo de recuperação de lesão, são considerados dúvidas para o confronto. O mesmo acontece com Dinei e Wesley, que se machucaram na partida de sábado e terão que passar por novos exames que indicarão a gravidade das contusões.
Provável escalação do Vitória
Vitória na temporada atual
A forma atual do Grêmio
O Grêmio sofreu na semana passada uma eliminação traumática na Copa Sul-Americana. Havia superado a LDU, do Equador, na altitude de Quito, por 1 a 0. Porém, não conseguiu manter a vantagem em Porto Alegre. Levou 2 a 1 em seu estádio agravando ainda mais a crise de resultados por que passa e fez com que o técnico Tiago Nunes fosse demitido pouco mais de dois meses após ser contratado.
A queda no torneio continental aconteceu com o time nas mãos do veterano Luis Felipe Scolari, considerado um especialista em torneios no estilo mata-mata. Teve como atenuante o fato de o técnico não ter conseguido realizar um treino sequer desde que assumiu o cargo. Ele só pode fazer isso deposi do jogo contra os equatorianos. O primeiro jogo após os treinamentos, no entanto, não foi capaz de deixar os torcedores do Tricolor Gaúchos empolgados em relação a uma reação.
No sábado, 24 de março, em plena Arena do Grêmio, o clube ficou no empate, por 1 a 1, diante do América-MG, em duelo pela décima terceira rodada do Brasileirão 2021. Saiu na frente com o gol de Guilherme aos oito minutos da etapa inicial. Porém, viu o Coelho igualar aos 31 minutos com Felipe Azevedo e ser superior na maior parte do confronto. O time mineiro criou mais chances de finalização (18 a 12) e foi mais efetivo nos tiros certos (7 a 4). Esteve mais perto da vitória. Assim, o Grêmio ficou nos sete pontos (uma vitória, quatro empates e seis derrotas). Ocupa a décima nona – penúltima – posição na tabela de classificação da Série A do Campeonato Brasleiro. Quatro pontos abaixo do Sport, décimo sexto colocado e primeiro time fora da zona de rebaixamento.
Na Copa do Brasil, o time contou com a possibilidade de fazer sua estreia já na terceira fase. Ainda com a direção de Tiago Nunes, não teve maiores dificuldades para superar o Brasiliense. Fez 2 a 0 em casa e no confronto de retorno, quando já iniciava uma trajetória de queda, segurou o 0 a 0 que o colocou nas oitavas de final. Foi o primeiro jogo de uma sequência negativa que acabou por derrubar o treinador.
Provável escalação do Grêmio
Grêmio na temporada atual
Estatísticas de ambos os times
Prognóstico e palpite final para Vitória x Grêmio:
Vivendo situações bastante delicadas, Vitória e Grêmio não deverão correr maiores riscos no duelo desta terça-feira. Assim, o prognóstico na igualdade no confronto pela rodada de ida das oitavas de final da versão 2021 da Copa do Brasil é o palpite mais adequado.
Prognóstico e palpite final para Vitória x Grêmio: