As informações e o palpite para Young Boys x Cluj
Sem vencer há três jogos, o Young Boys, da Suíça, luta pela sobrevivência nas eliminatórias valendo um lugar na fase de grupos da versão 2021/2022 da Champions League nesta terça-feira, 10 de agosto, contra o Cluj, da Romênia. O encontro faz parte da programação da rodada de volta da terceira fase do processo seletivo. Será disputado no estádio Wankdorf, em Berna, a partir das 15h30 (horário de Brasília). O duelo de ida ficou no 1 a 1. Assim, quem vencer avançará para os playoffs, última etapa das eliminatórias. O ganhador terá como rival no estágio seguinte quem levar a melhor no encontro envolvendo Ferencvaros, da Hungria, e Slavia Praga, da República Checa. Um novo empate no confronto provocará a realização de prorrogação de 30 minutos. Se ao final do período extra ainda não houver vencedor, a definição do sobrevivente será feita através de cobranças de pênalti.
Como funciona a Champions League 2021/2022
Ajax (Holanda), Atalanta (Itália), Atlético de Madrid (Espanha), Barcelona (Espanha), Bayern de Munique (Alemanha), Besiktas (Turquia), Chelsea (Inglaterra), Brugge (Bélgica), Borussia Dortmund (Alemanha), Dynamo Kiev (Ucrânia), Internazionale (Itália), Juventus (Itália), Leipzig (Alemanha), Liverpool (Inglaterra), Lille (França), Manchester City (Inglaterra), Manchester United (Inglaterra), Milan (Itália), Paris Saint-Germain (França), Porto (Portugal), Real Madrid (Espanha), Sevilha (Espanha), Sporting (Portugal), Villarreal (Espanha), Wolfsburg (Alemanha) e Zenit (Rússia) já estão classificados para a fase de grupos da Liga dos Campeões. Restam 12 vagas em aberto. Seus ocupantes serão definidos através das eliminatórias.
Elas são compostas por quatro etapas. Nas três primeiras, os clubes foram divididos em dois caminhos. Um recebeu o nome de ‘rota dos campeões’. Como diz o nome, recebe apenas times que foram vencedores das ligas nacionais. Porém, em ambas as estradas, a luta pela sobrevivência é igual. São dois jogos, no sistema de ida e volta. Avança quem acumular o maior número de pontos. Em caso de igualdade, o saldo de gols é o único critério de desempate. Assim, em caso de igualdade, ao final do segundo jogo será realizada prorrogação de 30 minutos. Persistindo o empate, as cobranças de pênalti serão utilizadas como recurso para definir a batalha.
O ranking de cada país na Uefa, entidade que organiza a Champions League, define o momento em que o clube entra na disputa. As eliminatórias estão em sua segunda fase. Para a terceira, já estão pré-classificados Benfica (Portugal), Genk (Bélgica), Monaco (França), Rangers (Escócia), Shakhtar Donetsk (Ucrânia), Slavia Praga (República Checa) e Spartak Moscou (Rússia). Nos playoffs, a última fase da disputa, já têm lugar garantido Brondby (Dinamarca) e Salzburg (Áustria). Os eliminados não ficam de mãos abanando. Ainda ganham a chance de tentar uma vaga na Europa League.
O desempenho recente do Young Boys
Uma das três partidas da sequência sem vitória do Young Boys foi, naturalmente, o 1 a 1 no duelo de ida com o Cluj. Os romenos abriram o placar logo aos quatro minutos do primeiro tempo. Manea marcou na única finalização certa da equipe no confronto. Foram cinco arremates. Os suíços só foram evitar a derrota e deixar o confronto em pé de igualdade aos 48 minutos da etapa derradeira. Sierro marcou. O clube foi dominante no encontro. Com a posse de bola por 57% do tempo, criou 15 oportunidades para arremate, sendo sete delas no alvo.
As duas outras foram pelo Campeonato Suíço versão 2021/2022. A série começou com o empate sem gols, em casa, com o Grasshoppers, em que o time também enfrentou dificuldades para transformar seu domínio em bola na rede. Contando com a posse de bola por 33% do tempo, disparou 33 vezes contra a meta adversária. Nove dos arremates foram no alvo. Mas pararam no goleiro Andre Moreira. No sábado, 7 de agosto, a situação novamente se repetiu, embora em menor proproção, na derrota, por 1 a 0, fora de casa, contra o Sion.
Os donos da casa marcaram em cobrança de pênalti com Grgic aos 24 minutos e passaram o restante do encontro contendo a pressão do Young Boys, que com a posse de bola por 67% do tempo criou 18 chances para finalizar. Acertou quatro. A melhor oportunidade para igualar foi o pênalti desperdiçado por Sierrro aos 32 minutos. Com quatro pontos (uma vitória, um empate e uma derrota), o atual tetracampeão nacional figura na quinta posição do Campeonato Suíço, quando considerados os critérios de desempate. São cinco a menos do que o Basel, que compartilha com o Zurich a liderança. Nas eliminatórias, o Young Boys começou sua campanha na segunda fase. Superou o Slovan Bratislava, da Eslováquia. Empatou sem gols o jogo no estádio do rival, e, em Berna, venceu por 3 a 2.
Provável escalação do Young Boys
Young Boys na temporada atual
A forma atual do Cluj
O Cluj precisou a trabalhar mais cedo nas eliminatórias valendo um lugar na Champions League e já levou um suto na etapa inicial. Depois de ter feito 3 a 1 no duelo que exerceu o mando de campo contra o Borac Banja Luka, da Bósnia e Hezergovina, levou o troco no duelo de retorno sendo batido por 2 a 0. Garantiu o direito de seguir na luta pela vaga na fase de grupos ao marcar 1 a 0 na prorrogação.
No estágio seguinte, diante do Linconl, de Gibraltar, passou sem maiores sustos. Fez 2 a 1, fora de casa, e no duelo seguinte completou o serviço marcando 2 a 0. Fez parte de uma sequência de vitórias que atingiu cinco confrontos. Ela foi interrompida pelo empate com o Young Boys. No entanto, o Cluj voltou a ganhar na sexta-feira, 6 de agosto. Atuando fora de seus domínios, fez 1 a 0 no Mioveni.
O duelo valeu pela quarta rodada da edição 2021/2022 da Liga 1, a Primeira Divisão do Campeonato Romeno. Garantiu a vitória com tento assinalado por Petrila aos quatro minutos do segundo tempo. Contou com a posse de bola por 53% do tempo, criou mais oportunidades para finalizar (13 a 6) e manteve proporção similar no quesito arremate certo (6 a 3). Alcançou, dessa maneira, 12 pontos (quatro vitórias). Única equipe com aproveitamento de 100%, lidera com vantagem de dois pontos na comparação com Rapid Bucuresti e Botosani, seus perseguidores mais próximos.
Provável escalação do Cluj
Cluj na temporada atual
Estatísticas de ambos os times
Prognóstico e palpite final para Young Boys x Cluj:
O Young Boys tem feito atuações melhores do que os resultados que vem obtendo. O prognóstico em seu sucesso diante do Young Boys é o palpite mais indicado para o confronto desta terça-feira pela rodada de volta da terceira fase das eliminatórias que vão determinar os últimos classificados para a fase de grupos da Champions League versão 2021/2022.
Prognóstico e palpite final para Young Boys x Cluj: