As informações e o palpite para Zâmbia x Holanda
Ostentando a condição de vice-campeã do mundo, a seleção da Holanda faz nesta quarta-feira, 21 de julho, sua estreia no torneio de futebol feminino dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Vai enfrentar a equipe de Zâmbia em compromisso pela jornada inaugural do grupo F. O ponto de encontro será o Miyagi Stadium, em Miyagi. O pontapé inicial está marcado para 8h (horário de Brasília). A chave conta ainda com Brasil e China.
Como funciona o torneio de futebol feminino em Tóquio 2020
O torneio de futebol feminino dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 é composto por 12 seleções. Na primeira fase, elas foram divididas em três chaves. Cada uma com quatro equipes. Vão se enfrentar em turno único. Ao final das três rodadas, as duas primeiras colocadas avançam para o estágio seguinte. Também avançam as duas melhores terceiras colocadas completando, assim, o emparelhamento das quartas de final. Assim, em jogos únicos e eliminatórios, serão definidos os medalhistas.
O desempenho recente de Zâmbia
A seleção de Zâmbia precisou superar as eliminatórias africanas para conseguir o direito de participar dos Jogos Olímpicos de Tóquio. A seletiva foi dividida em etapas e, pelo caminho, foram deixadas as equipes de Angola (não comparecimento), Zimbábue (5 a 0), Botswana (1 a 0, em casa, e 2 a 0, fora), Quênia (2 a 2, fora, e 1 a 0, casa) e, na final, Camarões, para qual perdeu, por 3 a 2, no jogo de ida, e venceu, na partida de volta, por 2 a 1, beneficiando-se do critério do gol qualificado para ficar com a vaga.
No caso de Zâmbia, o fator casa deve ser relativizado. Sem ter condições de receber competições internacionais em seus estádios, a seleção precisou jogar em campo neutro quando foi coluna um, o que acabou tornando sua missão ainda mais difícil e transformando sua classificação para a Olimpíada japonesa em uma façanha uma vez que países bem mais tradicionais como Nigéria e África do Sul ficaram de fora.
A preparação para a disputa dos Jogos Olímpicos de Tóquio contou com dois jogos amistosos. Em novembro, a equipe de Zâmbia encarou a seleção chilena, que conseguiu a vaga olímpica derrotando justamente Camarões na repescagem. Venceu por 2 a 1. O último teste aconteceu em abril deste ano. Diante da África do Sul, a seleção não deixou uma última impressão das melhores. Foi batida por 3 a 1.
Provável escalação de Zâmbia
Zâmbia na temporada atual
A forma atual da Holanda
A seleção holandesa ameaçou a hegemonia norte-americana no futebol feminino na Copa do Mundo da França de 2019. Chegou até a decisão. Porém, não foi capaz de derrubar as favoritas. Apesar de fazer uma boa campanha ao longo do torneio, acabou batida por 2 a 0 na final, em que mostrou suas limitações. Diante das favoristas, criou somente seis oportunidades para arremate, sendo que uma delas foi no alvo.
Porém, mostrou que tem trabalhado para reduzir a distãncia que separa a equipe das melhores do mundo. Nas eliminatórias que determinaram as seleções classificadas para Eurocopa feminina que será sediada pela Inglaterra, a Holanda garantiu sua vaga com tranquilidade. Acumulou os 30 pontos possíveis (dez vitórias) ficando com a primeira colocação do grupo A, que teve a Rússia, com seis pontos a menos, na segunda colocação. Fez 48 gols e sofreu somente três.
A seletiva foi concluída em dezembro. Desde então, a equipe holandesa tem se dedicado à preparação para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Foram seis amistosos realizados neste ano como forma de treinamento. Quatro vitórias. Superou a Bélgica (6 a 1), Alemanha (2 a 1), Austrália (5 a 0) e Noruega (7 a 0). Este último foi o mais recente, em 15 de julho. Foram registradas ainda duas derrotas frente a Espanha (1 a 0) e Itália (1 a 0).
Provável escalação da Holanda
Holanda na temporada atual
Prognóstico e palpite final para Zâmbia x Holanda:
Ainda que seja histórica a façanha de Zâmbia, tecnicamente a Holanda é bastante superior. Assim, o prognóstico no sucesso da seleção europeia é o palpite indicado para o confronto desta quarta-feira pela primeira rodada do torneio de futebol feminino dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
Prognóstico e palpite final para Zâmbia x Holanda: