- Benzema, Valverde e Rodrygo marcam para os merengues
- Ferrán Torres faz o gol do time catalão no Santiago Bernabéu
- Real ganha o primeiro “El Clásico” da temporada e lidera
Antes de tudo, vamos falar sobre o primeiro “El Clásico” da temporada de 2022/23. Neste domingo, o Real Madrid bateu o Barcelona por 3 a 1, no Santiago Bernabéu. No jogo da 9ª rodada do Campeonato Espanhol, Benzema e Valverde marcaram no primeiro tempo e abriram 2 a 0. Na etapa final, Ferrán Torres descontou para o Barça, mas Rodrygo selou a vitória fazendo o terceiro gol do time merengue, em cobrança de pênalti.
Com o resultado, o Real Madrid assumiu a liderança isolada da LaLiga, com 25 pontos, enquanto o Barcelona ficou em segundo, com 22. Na rodada seguinte, os merengues jogam fora de casa diante do Elche, e a equipe catalã recebe o Villarreal.
Benzema e Valverde colocam o Real na frente
Então, com a bola rolando, o Real Madrid começou melhor no clássico e não demorou a abrir o placar. Aos 11 minutos, Tony Kroos lançou Vini Jr. pela esquerda. O brasileiro, então, entrou na área e bateu para a defesa de Ter Stegen. Benzema, no rebote, finalizou da entrada da área para fazer 1 a 0.
Depois, aos 24, o Barcelona tentou responder e perdeu grande chance. Raphinha invadiu a área pela direita e cruzou rasteiro. Lewandowski apareceu na segunda trave e, sem goleiro, se esticou para completar por cima.
O Barcelona tinha mais posse de bola e trocava muitos passes no campo de ataque. Contudo, o Real Madrid estava bem organizado na defesa e era perigoso no contra-ataque. Aos 34 minutos, aliás, o time merengue conseguiu ampliar. Mendy recebeu a bola na esquerda e encontrou Valverde sem marcação na entrada da área. Então, o uruguaio bateu rasteiro para fazer 2 a 0.
Dois minutos depois, o Barça assustou. De Jong avançou pela direita, entrou na área e chutou. O goleiro Lunin defendeu, e Alaba afastou o perigo no rebote. Aos 42 minutos, outra chance desperdiçada pelos visitantes. Após levantamento da direita, Busquets escorou para a área, e Lewandowski bateu para fora.
No segundo tempo, Benzema teve um gol anulado logo aos 6 minutos. O francês recebeu lançamento de Vini Jr. pela direita, conduziu a bola pelo meio e chutou de canhota para marcar. No entanto, o árbitro marcou um impedimento com a ajuda da revisão do VAR.
Ferrán Torres faz para o Barça, e Rodrygo amplia
A partir dos 13 minutos, o técnico Xavi Hernández começou a mexer no Barcelona. Assim, Alba, Gavi e Ferrán Torres e Ansu Fati entraram. O time catalão passou a pressionar mais e jogar no campo do rival. Porém, tinha dificuldades em furar a marcação do Real.
Ainda assim, o Barcelona diminuiu o placar, aos 38. Ansu Fati fez a jogada pela esquerda, passou por dois e cruzou rasteiro na área. Lewandowski fez o desvio de letra e a bola sobrou para Ferrán Torres. Sozinho na segunda trave, ele só empurrou para a rede: 2 a 1. Na sequência, o Barça partiu para cima e por pouco não empatou em voleio de Ansu Fati.
Aos 43, o Real respondeu. Afinal, Rodrygo recebeu a bola na área e foi derrubado por Eric Garcia. O árbitro, inicialmente, mandou o jogo seguir. Porém, ele foi chamado ao VAR e marcou a penalidade após revisão. Na cobrança, o próprio Rodrygo cobrou o pênalti, no canto esquerdo de Ter Stegen, e marcou 3 a 1 para o Real Madrid.