- Treinador português não tinha a simpatia da torcida tricolor
- Renato Paiva deixa o Bahia a um ponto da zona de rebaixamento
- Português venceu o Baiano e foi às quartas na Copa do Brasil
O Bahia passou pelo processo de venda de seu futebol para a SAF nesta temporada. Depois de anos de problemas financeiros e voltando da Série B, torneio que jogou mais uma vez em 2022 em sua história, o Grupo City, dono do todo poderoso Manchester City assumiu o controle do clube e fez contratações. Investiu para que o time pelo menos não tivesse dificuldades para se manter na primeira divisão.
Contudo, após 22 rodadas, o Bahia se encontra com 22 pontos a apenas um da zona de rebaixamento. O campeonato irregular, que se junta a temporada aquém das expectativas, culminaram com a saída de Renato Paiva. O técnico português do Tricolor de Aço pediu demissão na noite desta quarta-feira e não é mais o treinador da equipe baiana.
Renato Paiva chegou ao clube em dezembro de 2022 e conviveu com resultados que foram enfraquecendo a relação do treinador com a exigente torcida baiana. Como os mais emblemáticos, os 3 a 0 do Fortaleza sobre a equipe em plena Arena Fonte Nova, além do estrondoso 6 a 0 aplicado pelo Sport no início desta temporada de 2023.
Embora tenha vencido o Campeonato Baiano e tenha feito uma boa Copa do Brasil (perdeu nos pênaltis para o Grêmio nas quartas de final da competição), a eliminação na primeira fase da Copa do Nordeste e a má campanha no Brasileirão culminou com o fim do prestígio entre treinador e torcida. A relação do treinador com a imprensa também não era das melhores.
Veja a nota oficial do clube:
O Esporte Clube Bahia comunica que Renato Paiva não é mais o técnico do Esquadrão.
Em Salvador desde dezembro do ano passado, o profissional apresentou pedido de demissão.
Ao todo foram 51 jogos, com 20 triunfos, 15 empates e 16 derrotas – aproveitamento de 49% -, além do título estadual em abril.
No mês de julho, membros da principal torcida organizada do Bahia foram ao CT do clube exigir a demissão do treinador. No entanto, a diretoria confiava no trabalho e manteve Renato Paiva à frente do comando do time. Mas o time seguiu com problemas e próximo à zona dos quatro últimos do Brasileirão. Agora, o clube mapeia o mercado para contratar outro profissional.