• Após empate sem gols no tempo normal, jogo vai para as penalidades
  • Peixe perde chances, e Lusa termina a partida com um jogador a mais
  • João Paulo faz defesa decisiva, e Alvinegro vai enfrentar o Bragantino

O Santos se classificou para a semifinal do Paulistão após vencer a Portuguesa nos pênaltis por 4 a 2, depois do empate em 0 a 0 no tempo normal. Nas quartas de final, o Peixe sofreu mais do que o esperado, acertou e levou uma bola na trave, perdeu Otero por expulsão na metade do segundo tempo e acabou a partida com um jogador a menos. Nas penalidades, contudo, brilhou a estrela do goleiro João Paulo, que pegou pênalti de Felipe Marques e viu Quintana bater sua cobrança na trave. O Alvinegro Praiano retorna a uma semifinal do Estadual após cinco anos e segue vivo na busca pelo título que não conquista desde 2016.

No próximo mata-mata, o Santos enfrentará o RB Bragantino na semifinal e será mandante. O jogo deve ser realizado na Vila Belmiro. Esta e a outra semifinal do Paulistão, entre Palmeiras e Novorizontino, têm como data-base o dia 27 de março.

Como foi o jogo

No primeiro tempo, o Santos teve melhor início e chegou a assustar a Portuguesa. Contudo, a equipe visitante passou, aos poucos, a ter o domínio da partida. Inclusive, as principais chances da Lusa foram em jogadas pelo alto, em tentativas dos zagueiros Quintana e Robson. O Peixe, por sua vez, explorou as jogadas com Otero pela direita. O venezuelano, inclusive, mandou uma bola no travessão do goleiro Thomazella. Além disso, Guilherme e Cazares, em finalizações de fora da área, também geraram perigo. A Lusa, que recuou na reta final da etapa, acertou a trave com Maceió.

Na volta do intervalo, o Santos tentou pressionar, mas a Portuguesa se defendeu bem durante a segunda etapa. O centroavante Furch quase inaugurou o marcador após dominar a bola no peito, cortar o zagueiro e bater por cima da trave. A resposta da Lusa foi com Henrique Dourado, que finalizou rasteiro e obrigou João Paulo a fazer grande defesa. Logo depois, Otero foi expulso após pisão em Giovanni Augusto, e o Peixe ficou com um a menos. Daí em diante, os times reduziram o ritmo, o placar de 0 a 0 continuou, e a decisão foi para os pênaltis.

Nas cobranças, o goleiro João Paulo pegou a cobrança de Felipe Marques e viu Giuliano, Guilherme, Rincón e Jair acertarem todas. Do lado da Portuguesa, Eduardo Diniz e Luccas Paraizo marcaram, e Quintana bateu na trave: 4 a 2. O Peixe, portanto, garantiu vaga na semifinal.

18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial