- Jogador de 34 anos atuou poucas vezes nesta terceira etapa no clube
- Atacante acabou com problema muscular e perdeu espaço na equipe
- Ele teve o nome especulado na Portuguesa, mas não foi confirmado
Chegou a hora de falar sobre o São Paulo. Afinal, a terceira passagem de Alexandre Pato pelo Tricolor Paulista se encerra neste domingo, dia 31 de dezembro de 2023. O atacante de 34 anos, então, tem futuro indefinido, mas teve seu nome ligado a equipes paulistas. Ou seja, ele busca um novo desafio para a próxima temporada. As informações são do site ‘Globo Esporte’.
Vale lembrar, então, que Pato passou por um ano complicado. Isso porque ele teve pouco espaço sob o comando do técnico Dorival Júnior. Ao todo, o atacante disputou só 10 partidas e marcou apenas duas vezes. Um deles no clássico contra o Santos, pelo Campeonato Brasileiro.
Por isso, a comissão técnica são-paulina julgou que recebeu ‘poucas respostas’ de Pato durante os treinos do Tricolor. Principalmente por questões físicas do jogador. Ele passou por recuperação demorada de lesão no ligamento cruzado anterior do joelho direito e só acertou com o São Paulo em maio. Pato fez tratamento na estrutura do CT da Barra Funda.
Essa recuperação complicada atrapalhou ainda mais a trajetória dele no clube em relação aos companheiros. Isso levando em conta o ritmo de jogo e a competitividade. Aliás, a reestreia dele aconteceu só em julho, diante do RB Bragantino. Segundo o ‘Ge’, o atacante atuou bem contra o Santos e deu esperanças de que chegaria perto da antiga forma.
Pato perde espaço no elenco tricolor
No entanto, os problemas físicos e a reta final da temporada impossibilitaram uma evolução na equipe são-paulina. O jogador pediu mais minutos em campo, mas pouco adiantou. Dorival optou por escalar nomes como David, Juan e Erison como opções a Calleri, que se lesionou e parou de jogar em setembro para operar o tornozelo direito. Pato, então, terminou como uma das últimas alternativas para o setor ofensivo.
O jogador começou de titular somente uma vez, no empate em 1 a 1 com o Flamengo. Depois disso, ele viu sua trajetória acabar mais cedo por causa de uma lesão muscular, em novembro. Com pouco espaço, Pato acabou saindo do clube.
A última presença dele no Morumbi em 2023 foi no jogo festivo das lendas do Tricolor contra o Milan. O nome dele foi ventilado na Portuguesa para a disputa do Paulistão, mas o clube negou. O atacante, por sua vez, ainda não se pronunciou sobre como será o futuro no futebol.