- Depois do empate sem gols no Mineirão, Tricolor faz 4 a 2 nos pênaltis
- Goleiro Rafael se destaca ao defender as cobranças de Murilo e Piquerez
- Time do Morumbi, então, garante mais um título inédito para sua história
Após empate em 0 a 0 no tempo normal, o São Paulo venceu o Palmeiras nos pênaltis por 4 a 2, no Mineirão, pela Supercopa do Brasil. Assim, colocou mais uma taça inédita na sua galera, assim como na Copa do Brasil do ano passado. O Verdão teve os melhores momentos ao longo dos 90 minutos (mais acréscimos), mas o Tricolor se saiu melhor nas penalidades e garantiu o primeiro título da temporada.
A conquista foi a primeira do jovem técnico Thiago Carpini, de 39 anos, à frente do time do Morumbi. Já Abel Ferreira perdeu a chance de igualar o lendário Brandão, que tem dez taças pelo Alviverde. Em mata-matas, agora ficou 17 a 5 para o São Paulo em cima do rival.
Veja como foi o jogo
No primeiro tempo, o clássico foi marcado por muitas disputadas bola, cartões amarelos e reclamações dos jogadores. Com menos posse de bola, o Palmeiras levou mais perigo e obrigou o goleiro Rafael a fazer boas defesas. Primeiro em chute forte de Rony e, depois, em finalização cara a cara de Mayke dentro da área. Raphael Veiga em desvio de cabeça assustou ao mandar a bola rente à trave esquerda.
Por sua vez, o São Paulo tentou explorar os lançamentos e parou na atuação segura do zagueiro Gustavo Gómez. O Tricolor, aliás, só colocou o goleiro Weverton para trabalhar uma vez, no chute de Nikão que desviou em Gómez e saiu. O árbitro marcou muitas faltas e deu amarelo para quatro jogadores e o técnico Abel Ferreira.
Na etapa final, Flaco López e Jhon Jhon erram o alvo e perderam boas oportunidades. Do outro lado, Weverton se redimiu ao defender tentativa de Calleri após saída de boa equivocada. Aliás, o goleiro palmeirense ainda viu uma falta de Galoppo tirar tinta da trave e sair pela linha de fundo. Com os dois times tentando atacar, Aníbal Moreno assustou em chute de fora da área em outra tentativa do Verdão. Com o empate sem gols no tempo normal, então, o campeão teve que ser decidido na disputa de pênaltis.
Goleiro Rafael brilhas nos pênaltis
Calleri, Raphael Veiga, Galoppo, Gabriel Menino e Pablo Maia converteram as suas cobranças. Na terceira batida do Palmeiras, porém, Murilo bateu fraco no cantinho esquerdo, Rafael acertou o lado e defendeu. Na quarta batida do São Paulo, Michel Araújo chutou cruzado de canhota, acertou o ângulo e botou pressão em Piquerez. O uruguaio, então, cobrou cruzado de canhota, Rafael acertou o lado, se estico todo para espalmar e garantiu o título do Tricolor Paulista: 4 a 2 nos pênaltis.
Os dois times volta a jogar no meio de semana, pela sexta rodada do Campeonato Paulista. Na quarta-feira, às 21h35, o São Paulo recebe o Água Santa, no Morumbi. Na quinta-feira, o Palmeiras recebe o Ituano, às 21h, no Allianz Parque.