- Defensor de 20 anos, do Anderletch, é convocado para o Mundial
- Seleção enfrenta problema com documentação do lateral Jakobs
- Leões de Teranga encaram a Holanda, nesta segunda, na estreia
Antes de mais nada, vamos falar sobre Senegal, que confirmou, neste domingo, o outro nome para a disputa da Copa do Mundo 2022. Isso porque o jovem lateral-esquerdo e zagueiro Moussa N’Diaye, do Anderlecht, da Bélgica, atendeu ao chamado do técnico Aliou Cissé. Então, o jogador de 20 anos entrará na vaga do atacante Sadio Mané, cortado na última quinta-feira por lesão de fíbula na perna direita.
Ou seja, a federação senegalesa confirmou a troca no limite do prazo para realizar modificações na relação de jogadores. A Fifa determina que os países modifiquem, em caso de necessidade, até um dia antes da estreia no Mundial do Catar.
De acordo com o site ‘UOL Esporte’, N’Diaye surgiu nas categorias de base do Barcelona, passou pelo time B do clube catalão e depois foi contratado pelo Anderlecht, onde está até o momento. Na temporada atual, o lateral disputou 13 partidas e tem duas assistências pela equipe belga.
Ele passou por todas as categorias de base dos Leões de Teranga e estreou na seleção sub-20 aos 16 anos. Em setembro, chamou a atenção de Cissé na Copa do Mundo Sub-23. Além disso, o fato de ser um jogador polivalente e atuar na defesa e na ala pesou para sua convocação.
Senegal tenta resolver situação de Jakobs
Os africanos ainda contam no grupo com os laterais Fodé Ballo-Touré, do Milan, e Ismail Jakobs, do Monaco. No entanto, Jakobs, de 23 anos, possui dupla nacionalidade, de Senegal e Alemanha. Contudo, ele ainda não havia validado sua naturalização esportiva com a Fifa.
Segundo o site ‘Trivela’, o lateral fez parte da seleção alemã que conquistou o Campeonato Europeu Sub-21 em 2021 e também disputou os Jogos Olímpicos de Tóquio. Porém, mais recentemente, ele decidiu jogar por Senegal. A federação do país espera que o jogador esteja disponível na segunda rodada da fase de grupos.
Senegal está no Grupo A da Copa do Mundodo de 2022, ao lado de Holanda, Equador e Catar. A estreia da seleção senegalesa vai ser nesta segunda, 21 de novembro, contra a Holanda, no Estádio Al Thumama, às 13h (de Brasília).
Veja a possível escalação de Senegal para a estreia
Para a estreia contra a Holanda, o técnico Aliou Cissé deve improvisar Youssouf Sabaly na latera esquerda. Isso porque o técnico Cissé não pode contar ainda com Ismael Jakobs e N’Diaye está a caminho do Catar e não deve jogar a estreia desta segunda.
Já na vaga de Mané, Krépin Diatta, atacante do Monaco, deve ser o substituto. Confira a provável escalação: Édouard Mendy; Formose Mendy (Pape Cissé), Koulibaly, Diallo e Sabaly; Nampalys Mendy, Idrissa Gueye e Pape Sarr; Diatta, Dia e Ismaïla Sarr.