• Santos faz a sua estreia no torneio com caras novas de velhos conhecidos
  • Jogadores com passagens por Seleção em Copa engrandecem a competição
  • Brasileirão da Série B começa na próxima sexta-feira cheio de medalhões

O Campeonato Brasileiro da Série B tem o seu início marcado para a próxima sexta-feira com uma série de confrontos. Diferentemente dos últimos anos, mais precisamente de 2022, quando Vasco, Cruzeiro e Grêmio disputaram a competição, neste ano tem somente um gigante entres os clubes grandes dos mais variados estados brasileiros.

O Santos está pela primeira vez no Brasileirão da Série B. Muito embora seja estreante em uma competição, que dizem ser diferente da Elite, o Santos fez bem o dever de casa para a montagem do seu plantel. Segundo a receita que faz sucesso na maioria das vezes, a diretoria santista tratou de contratar velhos conhecidos do cenário do futebol brasileiro.

Nomes como Giuliano, Gil, Cazares e William Bigode, além do técnico Fábio Carille estão na Vila para levar o Peixe de volta à Primeira Divisão do Futebol Brasileiro. Entretanto, como dito acima, os outros clubes da competição procuram seguir a receita de contratar alguns medalhões. Nem todos conseguem colocar em prática a receita, mas não por falta de tentativa.

Outro estreante na competição teve êxito. O Amazonas, campeão da Série C, tem como estrelas o ex-Corinthians Jô, além do atacante Sassá, que tem passagens por Botafogo e Cruzeiro. Mas ainda tem nomes como Douglas Baggio, Apodi, Thiago Galhardo, Lucas Lima, Leandro Damião, Ralf entre outros. O Site de Apostas foi atrás dos jogadores de nome nas equipes que buscam uma vaga na Série A do Brasileirão em 2025.

Amazonas FC

O caçula na competição, o Amazonas venceu a Série C na temporada passada. Em seu elenco, Sassá e Jô no comando de ataque, o primeiro, revelado pelo Botafogo com muita expectativa. Chegou a ser titular da equipe com status de estrela. De lá, partiu para o Cruzeiro. Seus problemas fora de campo o deixaram fora de sua real capacidade. Chegou ao Amazonas e tomou conta do time. É o capitão da equipe e artilheiro da história da Onça Pintada. São 25 gols em 38 jogos. É um velho conhecido para ficar de olho.

A outra estrela é o centroavante Jô. Revelado pelo Corinthians, o centroavante teve passagens marcantes por CSKA, Atlético-MG, quando venceu a Libertadores sendo o artilheiro da competição, e pelo próprio Corinthians em sua segunda passagem, em 2017. Por lá, portanto, conquistou o Campeonato Brasileiro. Jô ainda passou pela Seleção Brasileira. Com o título da Copa das Confederações, carimbou a sua vaga para a Copa de 2014.

América-MG

O América-MG retornou à Série B depois de terminar o Brasileirão da Elite de 2023 na lanterna. Para esta temporada, o time fez boa campanha no Campeonato Mineiro, embora tenha ficado fora da decisão. Mesmo assim, entra para brigar por uma das quatro vagas para a Série A do ano que vem. Para isso, conta com o meia Moisés, campeão brasileiro pelo Palmeiras em 2016.

O meia foi um grande símbolo naquela equipe do Verdão comandada pelo técnico Cuca. Depois de ser vendido pela equipe paulista para o Shandong Luneng, o atleta ficou entre 2019 e 2024 no futebol chinês. Então, Moisés chega para ajudar o Coelho nessa caminhada rumo à Série A do futebol brasileiro. Outro velho conhecido do futebol brasileiro é o diretor Alexandre Mattos, que volta ao clube depois de passagem apagada pelo Vasco.

Avaí

O Avaí do técnico Eduardo Barroca, conhecido do torcedor, principalmente o carioca, já que passou pelo Botafogo, chega para a Série B sem sequer ter decidido o campeonato catarinense. O time ficou pelo caminho ao ser eliminado pelo Brusque, que também está na segunda divisão do Brasileirão. Além do técnico, no elenco da equipe tem o atacante William Pottker, que começou a brilhar no futebol pela Ponte Preta, passou pelo Internacional, além de Cruzeiro e Coritiba. Pelo Avaí, está na segunda passagem.

Botafogo-SP

O Botafogo de Ribeirão Preto entra na Série B do Campeonato Brasileiro para apagar a campanha mediana no Campeonato Paulista. Embora tenha marcado 12 pontos, o Botafogo não se classificou para as quartas de final e foi o lanterna de sua chave. Em seu ataque, um velho conhecido para os torcedores do Flamengo: Douglas Baggio.

O atacante chegou a jogar pelo profissional, mas nunca foi o jogador que a torcida tinha esperança que fosse. O atleta é nascido em Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco, tem passagens por Goiás, Santo André, Brasil-RS, Boa Esporte, Mirassol, Ceará e Luverdense, além de acumular títulos estaduais no Rio, em 2014, e no Ceará, em 2017. Em 2023, fez boa campanha na Segundona pelo Grêmio Novorizontino. Por lá, ele entrou em 45 jogos e fez seis gols.

Brusque

O Brusque retorna ao Campeonato Brasileiro da Série B depois de chegar ao vice-campeonato da Série C. Na decisão, perdeu em casa para o Amazonas FC. Contudo, conquistou a vaga na Segunda Divisão. Em seu elenco, um zagueiro com muitos títulos, que atuou nas equipes com as maiores torcidas do Brasil. Trata-se de Wallace, zagueiro, campeão mundial de 2012 pelo Corinthians. O jogador é o capitão do Brusque na temporada e chegou na decisão do Estadual de 2024.

Em sua passagem pelo Flamengo, Wallace, diferentemente de quando esteve no Timão, foi titular e teve a braçadeira de capitão no título da Copa do Brasil de 2013, além do Estadual do Rio de 2014. Tem passagens ainda pelo Grêmio e pelo Vitória. Nesta temporada, portanto, espera ajudar a equipe catarinense a chegar na Elite do futebol brasileiro em 2025. Assim, Wallace é mais um velho conhecido na Série B.

Ceará

Depois de ficar fora da disputa pela vaga na Série A de 2024, o Ceará decepcionou o seu torcedor na última temporada. Ainda teve de ver o seu grande rival, Fortaleza, alçar voos internacionais, ao decidir a Copa Sul-Americana. Nesta temporada, as boas notícias. O Vovô venceu o Lion nas penalidades e voltou a vencer o Campeonato Cearense depois de seis anos. E não foi um título qualquer. Com o troféu, o Ceará igualou o número de títulos do Fortaleza (46 a 46).

Em seu elenco, há dois velhos conhecidos. O primeiro, é Fernando Miguel, goleiro, com passagens por Vitória e Fortaleza, mas foi no Vasco que ganhou notoriedade nacional. O outro, é o meia Lucas Mugni. Este, ex-camisa 10 do Flamengo, mas que teve passagem apagada pelo clube carioca. Jogou ainda por Sport Recife, além do Bahia. Chegou ao Ceará nesta temporada para ajudar o Vozão a chegar na Série A.

Chapecoense

A Chapecoense tenta começar a temporada de uma forma digna. Depois de lutar para não cair no Campeonato Catarinense, a equipe espera voltar à Elite do futebol brasileiro. Mesmo com a pior campanha no Estadual em 14 anos, a equipe que virou segundo time de quase todos os brasileiros conta com algumas caras novas. O Índio Condá chega para a disputa como quem já venceu o torneio. Em 2020, precisou do saldo de gols para superar o América-MG e ficar com o troféu. Mas também aqueles velhos conhecidos.

Matheus Cavichioli, goleiro com grande passagem no América-MG. O jogador chegou para a disputa da Série B depois de algumas temporadas defendendo a meta do Coelho. Cavichioli foi titular durante toda sua passagem pelo clube mineiro, inclusive, na disputa da Copa Libertadores há dois anos. Portanto, outra cara conhecida do grande público é o meia Giovanni Augusto. O jogador de 34 anos tem passagens por Vasco e Corinthians, entre outros. Assim, podemos citar ainda Marlone, que também tem passagens por Vasco e Corinthians.

Matheus Cavichioli, goleiro com grande passagem no América-MG. O jogador chegou para a disputa da Série B depois de algumas temporadas defendendo a meta do Coelho. Cavichioli foi titular durante toda sua passagem pelo clube mineiro, inclusive, na disputa da Copa Libertadores há dois anos. Portanto, outra cara conhecida do grande público é o do meia Giovanni Augusto. O jogador de 34 anos tem passagens por Vasco e Corinthians, entre outros. Assim, podemos citar ainda Marloni, que também tem passagens por Vasco e Corinthians.

Coritiba

O Coritiba nos últimos anos virou uma figurinha certa nos álbuns da Série B. O time paranaense disputou a última edição do Campeonato Brasileiro da Série A, mas não conseguiu se manter em uma Elite cada vez mais difícil. Acabou caindo bem antes da última rodada e teve tempo para montar o elenco visando a disputa da Segunda Divisão. É bom lembrar que a equipe comandada pelo técnico Guto Ferreira não conseguiu chegar na decisão do Estadual. Ficou pelo caminho ao perder para o Maringá.

Para a Série B, o principal reforço da equipe é um velho conhecido do futebol brasileiro. Leandro Damião, com passagens por Internacional, Santos, Flamengo entre outros. Além disso, desde 2018, Leandro Damião atuava pelo Kawasaki Frontale, do Japão, onde fez 178 jogos e marcou 71 gols. Conquistou duas vezes a J-League, uma Copa do Imperador, uma Copa da Liga Japonesa e duas Supercopas do Japão. Com 34 anos, Damião tem passagens ainda pela Seleção Brasileira.

CRB

O Clube de Regatas Brasil, mais conhecido nacionalmente como CRB, chega para a disputa da Série B com grande esperança. Na última temporada, a equipe não chegou a disputar as primeiras posições, mas se manteve firme na disputa para esta temporada. Em seu elenco, conta com Anselmo Ramon, grande conhecido do torcedor cruzeirense. Centroavante experiente que é a esperança de gols do time de Alagoas.

Contudo, a principal contratação para esta temporada é o do lateral-esquerdo Jorge, de 28 anos. Portanto, o jogador estava sem clube desde que rescindiu o contrato com o Palmeiras. Isso porque o jogador não fazia parte dos planos do técnico Abel Ferreira e acabou chegando ao Fluminense no início do ano passado. Mas acabou se machucando gravemente.

Em 2024, chegou a treinar no Santos, contudo, não evoluiu e acabou devolvido ao Verdão, que o dispensou. Anunciado há algumas semanas no Galo de Campina, o jogador poderá fazer a sua estreia pelo clube, já que está regularizado no BID (Boletim Informativo Diário).

Goiás

O Goiás é mais um time que está sempre disputando a Série B. Outro clube, assim como o Coritiba, que disputou a Primeira Divisão na última temporada, mas sucumbiu aos grandes clubes e acabou caindo. Fez uma campanha melhor apenas do que América-MG e Coritiba. O Esmeraldino precisou se reforçar para a disputa da Série B. Isso porque deixou muito a desejar no Estadual. Ou seja, precisou ir atrás de um velho conhecido.

Trata-se de Thiago Galhardo, meia, que tem passagens por Vasco, Internacional e Fortaleza. Estava na equipe cearense há duas temporadas e chega por empréstimo. Outro jogador contratado com status de velho conhecido é o zagueiro David Braz, que tem Palmeiras, Flamengo, Santos e Fluminense em seu currículo. Neste último, conquistou a Copa Libertadores na última temporada.

Guarani

O Guarani, ao lado de Coritiba e Santos, são os únicos campeões nacionais da Primeira Divisão nesta temporada. Contudo, o presente não tem sido tão bom quanto o passado. O Bugre lutou para não cair no Campeonato Paulista, passou sufoco, mas se manteve. Para esta Série B, o time procura uma campanha mais equilibrada. Isso porque na última temporada, o Guarani chegou a lutar pelo acesso até a reta final, mas perdeu fôlego. Neste ano, optou por jogadores de pouco renome no cenário nacional, comandados por Claudinei Oliveira.

Ituano

O Ituano ficou há um passo de disputar o Brasileirão da Primeira Divisão na temporada de 2023. Ao perder para o Vasco na última rodada, a equipe do interior paulista perdeu a chance de brilhar. Mas no Paulistão do ano seguinte, ainda fez uma boa campanha. Passou para a segunda fase e eliminou o Corinthians dentro da Neo Química Arena. Nesta temporada, contudo, acabou caindo para a Série A2.

Chega para a Série B com a corda no pescoço e contratações de pouca badalação. De velho conhecido, apenas o técnico Alberto Valentim, que tem em seu currículo passagens por Palmeiras, Vasco, Athletico Paranaense e Botafogo, e os títulos da Copa Sul-Americana e Carioca. Vai precisar acertar o time se quiser se manter na competição no ano que vem.

Mirassol

O Mirassol vem de uma campanha irregular no Campeonato Paulista e decepcionou os torcedores. Isso porque a esperança era repetir o sucesso da Série B de 2023. Embora não tenha conquistado a vaga, o Leão ficou muito próximo do acesso. A equipe do interior paulista conta com alguns velhos conhecidos. E começa pelo banco de reservas. O técnico é Mozart, ex-seleção olímpica de 2000. Com passagens por Coritiba e Flamengo, Mozart espera conseguir desta vez levar a equipe ao inédito acesso.

Alex Muralha, 34 anos, é o goleiro do time. O arqueiro chegou com status no Flamengo, mas acabou perdendo o amor da torcida com seguidas falhas. Chegou ainda a vestir a camisa da Seleção Brasileira. Acabou saindo do clube de maior torcida do país para rodar o Brasil e o mundo e parar no Mirassol.

No meio-campo, o elenco conta com Camilo, de 38 anos, que tem uma passagem marcante pelo Botafogo. Por lá, o jogador chegou à Seleção Brasileira. O meia ainda tem passagens por Internacional e Chapecoense. Outro jogador que a torcida brasileira conhece é o meia Gabriel. Contratado para ser o camisa 10 do Flamengo em 2013, mas não vingou. Tem passagens por Bahia, Sport e Coritiba.

Novorizontino

Liderado pelo técnico Eduardo Baptista, o Novorizontino é um dos favoritos a conseguir uma vaga na Elite do Futebol Brasileiro no ano que vem. No Campeonato Paulista, se classificou até com certa tranquilidade para o mata-mata. Venceu o Corinthians na primeira fase, eliminou o São Paulo e só ficou no confronto contra o Palmeiras. O 1 a 0 apertado no Allianz Parque, põe a esperança do torcedor lá em cima. Em seu elenco, com passagens por Fluminense e Vasco, o lateral-esquerdo Danilo Barcellos é o velho conhecido.

Operário-PR

O Operário retorna ao Campeonato Brasileiro da Série B depois de passar um ano na divisão de baixo. Tem em seu treinador o ponto forte. Isso porque o Fantasma trouxe Rafael Guanaes em 2022 e não o deixou mais. Desde então, foram duas semifinais do Estadual seguidas. Em seu elenco, dois jogadores conhecidos do futebol brasileiro: o volante Rodrigo Lindoso, ex-Botafogo e Internacional, além do atacante Marcelo Cirino. Com passagens pelo Athletico Paranaense e Flamengo, Cirino ainda não se firmou na equipe.

Paysandu

O Paysandu está de volta à Série B. Equipe grande do futebol brasileiro, que já frequentou a Série A em outros anos, o time paraense chega para o torneio depois de vencer o Estadual em cima do maior rival, o Remo. Além disso, está na decisão da Copa Verde. Contudo, acabou eliminado da Copa do Brasil pelo Juventude e está devendo uma boa exibição contra times de fora da região. Para beliscar uma vaga na Série A, o Papão da Curuzu conta com o meia Robinho, 36 anos. Com passagens vitoriosas por Santos, Palmeiras, Cruzeiro e Grêmio, Robinho é uma das estrelas do elenco paraense. Tudo isso sob o comando do polêmico Hélio dos Anjos

Ponte Preta

A Ponte Preta fez um Paulistão sem sustos, mas também sem muito brilho. Passou para a fase mata-mata e acabou perdendo por 5 a 1 para o Palmeiras, que seria o campeão. Para a Série B, a Macaca aposta em rostos poucos conhecidos, mas que, pelo Estadual que fizeram, merecem toda confiança do torcedor e da diretoria. Não chegou nenhum velho conhecido.

Santos

Favorito para a conquista da Série B, o Santos não deve ter dificuldades na competição. Isso porque a diretoria começou a montagem do time ainda no fim de 2023. Para comandar o elenco recheado de jogadores conhecidos do grande público, Fábio Carille, campeão brasileiro de 2017 com o Corinthians. Vale lembrar que o Peixe vem de um vice-campeonato paulista. Perdeu por 2 a 0 no Allianz Parque, depois de vencer o primeiro jogo na Vila.

Como dito acima, o Santos apostou em jogadores de peso para encarar a Segunda Divisão pela primeira vez em sua história. Começando pela defesa, Gil, com uma longa passagem pelo Corinthians, é titular do time. No meio, Diego Pituca e Giuliano. O primeiro, se destacou pelo próprio Santos, antes de jogar no Japão. Retornou ao clube para a campanha da Série B.

Já Giuliano, será o grande maestro. Com passagens por Internacional, Grêmio e Corinthians, além de Seleção Brasileira, chegou ao Peixe como a principal contratação para a temporada. Embora tenha alguns problemas físicos, o meia em suas plenas condições, se destaca, como em alguns jogos do Estadual.

Neste elenco, Fábio Carille ainda conta com dois jogadores estrangeiros, mas que são muito conhecidos dos clubes brasileiros: o equatoriano Cazares e o venezuelano Otero. E o último a chegar, o meia Patrick assinou nesta semana com o Peixe. Após passagens por Internacional e São Paulo, Patrick vem do Atlético-MG para brigar por uma posição no time.

Sport Recife

A frustração de ficar fora da Elite do futebol brasileiro por três anos seguidos fez o Sport Recife abrir os cofres. Embora tenha chegado muito perto na última temporada, o Leão não quer esperar mais para voltar a disputar contra os grandes. Sob o comando do técnico argentino Mariano Soso, o Sport venceu o Estadual mais uma vez e trouxe o meia Lucas Lima.

O jogador tem passagens com brilho no Santos e em algum momento no Palmeiras. Entretanto, o atleta nunca chegou a suprir as expectativas que a imprensa e os torcedores colocaram sobre ele. No Verdão, inclusive, ganhou títulos, mas sem muito brilho dentro do elenco. Saiu para jogar no Fortaleza e também não conseguiu mostrar o seu melhor futebol.

Em seu retorno ao Santos no ano passado, pior: acabou sendo o símbolo do rebaixamento do time. Agora, depois de 11 anos retorna ao Leão disposto a deixar para trás a fama de “chinelinho” e “amigo do Neymar” para, de fato, voltar aos seus melhores momentos, quando chegou a vestir a camisa da Seleção Brasileira.

Vila Nova

O Vila Nova fez um bom Campeonato Goiano, pelo menos até a decisão. Ao pegar a equipe do Atlético-GO, percebeu que precisaria de um pouco mais se quisesse brigar por uma vaga na Elite do Brasileirão. Na última edição da Série B, disputou até a última rodada uma vaga, mas acabou perdendo o jogo da rodada 38 e ficou fora da “festa” dos melhores do Brasil.

Em seu elenco, o Vila Nova conta com alguns velhos conhecidos do futebol brasileiro. O primeiro deles, o volante Ralf, 39 anos, é ídolo do Corinthians. Foi um dos protagonistas das conquistas da Libertadores e do Mundial de Clubes de 2012. Conquistou ainda dois Brasileiros e a Recopa Sul-Americana. Faria uma boa dupla com Fernando, ex-Sevilla, mas viu o companheiro sair para jogar no Internacional.

Outro rosto conhecido é do atacante Henrique Almeida, de 32 anos. O jogador se destacou na Seleção Brasileira de base em 2011. Desde então, rodou o Brasil e o mundo. Não chegou a brilhar por nenhum clube, mas marcou seus gols para ser conhecido do público brasileiro. É um dos centroavantes do elenco do Vila Nova.

Outro velho conhecido das Séries A e B é o lateral Apodi. Com vasta experiência no futebol brasileiro, Apodi passou por clubes como o Vitória, Cruzeiro, Santos, Sport, Bahia, Ceará e Chapecoense. Estava no Goiás que disputou a Série A no ano passado. É uma das armas do time para a conquista da tão sonhada vaga na Elite.

18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial