- Rolfo e Asllani marcaram os gols do jogo para as escandinavas
- Escandinavas não tiveram dificuldades na partida contra as anfitriãs
- Austrália termina a Copa com a sua melhor campanha da História
A Suécia carimbou a sua boa campanha na Copa do Mundo de 2023 ao vencer as donas da casa Austrália por 2 a 0, no Suncorp Stadium, em Brisbane, na Austrália, em partida válida pela disputa do 3° lugar do Mundial. Em uma partida tranquila para a seleção europeia, onde nem mesmo a maioria dos torcedores fizeram a diferença, as escandinavas deixaram uma boa impressão nos gramados desta competição. E se o título não veio, fica o sentimento de que o crescimento do time é visível e que dias melhores virão.
Por outro lado, as anfitriãs fizeram história. Isso porque, embora as Matildas não tenham chegado à decisão, objetivo que foi aumentando de acordo com as quebras de barreiras. Mesmo com a sua principal jogadora, Sam Kerr, com condições de jogo limitada ao longo desse Mundial, a Austrália sai com um sentimento de que chegou ao seu limite.
Rolfo, no primeiro tempo de pênalti, e Kosovare Asllani em um chute bonito de fora da área, marcaram os gols da Suécia e do jogo. Assim, finalizaram a sua participação na Copa do Mundo com a vitória e com o 3° lugar da competição. Esta foi a terceira vez que as meninas escandinavas conseguiram chegar nesta posição em Copas. Ou seja, repetiram o feito de 2011 e 2019.
Primeiro tempo com gol de pênalti
O primeiro tempo começou com a Suécia tomando conta das ações ofensivas. O bom toque de bola e o costume de jogar partidas nessa natureza, fez com que as escandinavas tivessem mais tranquilidade. Por outro lado, as donas da casa mostravam maturidade, embora estivessem diante de seu torcedor, não pareciam estar com falta de tranquilidade.
Por isso, a primeira chegada do jogo foi das anfitriãs. As Matildas chegaram pela direita. Depois do cruzamento, Raso apareceu na segunda trave, dominou e chutou forte para a defesa da goleira sueca. Musovic fez boa defesa. A primeira do jogo, aos 18 minutos. O jogo seguiu igual para as duas equipes. Ou seja, as meninas da Suécia tocavam a bola, enquanto as Matildas tentavam a transição rápida.
Foi então que aos 26 minutos, Clare Hunt de enrolou dentro da área em Blackstenius. Após a checagem do VAR, a arbitragem marcou pênalti. Rolfo foi para a cobrança e marcou o primeiro gol do jogo, o primeiro da Suécia. Arnold ainda foi na bola, mas não alcançou. Assim, as duas seleções foram para o intervalo: vantagem para as escandinavas.
Austrália tenta, Suécia marca
O segundo tempo foi conforme o primeiro: a Suécia tocava a bola, enquanto as donas da casa tentavam sair no contra-ataque. Mesmo sendo uma estratégia já apresentada durante a Copa, era muito pouco para chegar ao empate contra uma seleção mais experiente, como a Suécia. Então, as Matildas tiveram muitas dificuldades de chegar ao gol defendido por Musovic.
A primeira finalização foi da Suécia. Kosovare Asllani recebeu de Rubensson e finalizou para o gol. Contudo, a defesa australiana conseguiu bloquear. Mas não demorou muito para as escandinavas chegarem ao segundo gol. Talvez no primeiro momento em que a Austrália subiu a marcação e pressionou as suecas, levaram o golpe, ou melhor, o contra golpe.
Stina Blackstenius puxou o contra-ataque e invadiu a área. Ela cortou a defensora e acabou perdendo tempo. Contudo, conseguiu fazer o toque para a entrada da área. Na velocidade, Kosovare Asllani finalizou de primeira direto para as redes. Arnold nada pôde fazer. Era o segundo gol da Suécia. Sem outra saída, as Matildas foram para cima, mas o placar ficou nisso mesmo. Terceiro lugar para as suecas.