• Em partida de baixo nível técnico, Schalk fez o gol japonês
  • Equipe japonesa teve pouco trabalho com os mexicanos
  • Semifinal está marcada para a próxima terça-feira

O Urawa Red Diamonds, do Japão, venceu o León. do México, por 1 a 0 na manhã desta sexta-feira, no Estádio Prince Abdullah Al-Faisal, em Jedá, na Arábia Saudita, sede do Mundial de Clubes da Fifa. A partida valia uma vaga na semifinal do torneio. Então, em uma partida de baixo nível técnico, muito pelo nervosismo das duas equipes em campo, coube a Schalk fazer o gol da vitória, aos 32 minutos do segundo tempo. Sem tempo de reação, os mexicanos, portanto, voltam para casa.

A vitória colocou os japoneses, atuais campeões da Ásia, no caminho do Manchester City, campeão da Champions League. Os ingleses, treinados por Pep Guardiola, participam pela primeira vez do torneio. A semifinal do Mundial de Clubes está marcada para o dia 19 de dezembro, na próxima terça-feira. A outra semifinal, um dia antes, colocará frente a frente o vencedor de Al-Ittihad, donos da casa, e Al-Ahly, do Egito, contra o Fluminense, o campeão da América.

Primeiro tempo um pouco lento

O primeiro tempo começou com o primeiro ataque dos japoneses. Logo no primeiro minuto, Okubo chegou em velocidade pela direita e chutou forte para a defesa de Cota. Na sobra, Ito, praticamente do mesmo lugar, chutou forte, mas a bola passou por todo mundo e saiu na linha de fundo. Era o primeiro ataque do jogo com menos de dois minutos. Isso assustou a equipe mexicana.

A resposta do Léon veio três minutos depois. Em um contra-ataque rápido, Ambriz levou para a entrada da área e arriscou o chute. Na finalização, a bola saiu por cima do gol de Nishikawa. O jogo então, diminuiu o ritmo para só aos 18 voltar a ficar quente. Isso porque Koizumi descolou um ótimo lançamento para Okubo, que saiu na cara do gol. Contudo, chutou fraco e facilitou a defesa de Cota.

Assim como no momento anterior, o jogo ficou um bom tempo sem grandes lances de perigo. O Léon tinha muita dificuldade de chegar, como chegou até o minuto 24, com Viñas. Aliás, o único momento que acertaram o gol de Nishikawa. Kanté, o centroavante do time japonês deu o ar de sua graça apenas e um chute defendido de forma tranquila por Cota. Assim, terminou o primeiro tempo sem mudança no placar.

Gol no segundo tempo

Os dois times não mudaram a postura no segundo tempo. Enquanto o León tinha dificuldades de criar jogadas, o Urawa Reds tentava, quando tinha a bola, ser perigoso. Mas o fato curioso é que o time japonês não usava os contra-ataques, mas as bolas longas para o seu centroavante fazer o pivô, que acabou dando certo em alguns momentos. Nenhuma das duas equipes acertaram o gol e o jogo estava ficando sem lances de perigo.

Foi então que o técnico Maciej Skorza tirou Okubi e colocou Shalk em campo, aos 27 minutos. E não demorou nem seis minutos para o atacante decidir a partida. Kanté fez o seu trabalho de centroavante e passou para o companheiro, que dentro da área, tocou na saída de Cota. O gol aos 32 minutos tirou toda a ação do León. O time mexicano ainda tentou colocar pressão, mas foi em vão. Vitória e classificação japonesa.

18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial