- Celeste começa o ciclo para a Copa de 2026 com vitória por 3 a 1 no Centenário
- De La Cruz (duas vezes) e Valverde fazem os gols dos uruguaios; Vidal desconta
- Sob o comando de Marcelo Bielsa, Uruguai mostra bom desempenho na estreia
O Uruguai largou bem na sua caminhada rumo à Copa do Mundo de 2026. Isso porque a Celeste venceu o Chile por 3 a 1, nesta sexta-feira, no Estádio Centenário, pelas Eliminatórias Sul-Americanas. Sem Suárez e Cavani, que não foram chamados pelo técnico Marcelo Bielsa, Valverde e De La Cruz foram os destaques. O meia do River Plate marcou duas vezes, enquanto o volante do Real Madrid e capitão uruguaio fez o outro gol. Os chilenos descontaram o prejuízo na etapa final, com Vidal.
O Uruguai, portanto, garantiu os seus primeiros três pontos na competição. Na próxima terça, a Celeste visita o Equador, no estádio Casa Blanca, em Quito. Por sua vez, o Chile tenta se recuperar e vai receber a Colômbia, no Monumental de Santiago.
Uruguai abre dois de vantagem
Com a bola rolando, a primeira grande chance foi do Uruguai. Aos 12 minutos, Darwin Núñez finalizou no alvo, mas o goleiro Cortés defendeu. Seis minutos depois, foi a vez de Pellistri arriscar o chute de dentro da área, mas mandou para fora. O Chile tentou responder aos 31. Marcelino Núñez finalizou de fora da área e assustou Rochet.
Na metade final do primeiro tempo, a Celeste melhorou e balançou a rede duas vezes. Aos 37 minutos, após troca de passes, De La Cruz ficou na cara do goleiro e bateu de canhota para o fundo da rede: 1 a 0. Poucos minutos depois, o próprio De La Cruz encontrou Valverde, que tirou a marcação e chutou cruzado para fazer 2 a 0. Momentos antes, Darwin Núñez teve duas boas oportunidades, mas não conseguiu marcar.
De La Cruz brilha, e Vidal desconta
No segundo tempo, o time uruguaio continuou dominando as ações. Tendo espaço para os contra-ataques, a equipe de Bielsa por pouco não ampliou com Pellistri, que chutou para em tentativa dentro da área. Aos 25 minutos, Valverde acionou Darwin Núñez pela esquerda, e o atacante cruzou rasteiro para o meio, para De La Cruz fazer seu segundo gol no jogo: 3 a 0.
O Chile tentou reagir e balançou a rede com Vidal, que começou no banco. Aos 28, pós o cruzamento, Valdez mandou de cabeça e a bola bateu na trave. No rebote, o volante não desperdiçou e mandou para a rede de Rochet: 3 a 1. Aos 38 minutos, Vidal teve outra chance, mas bateu para a defesa do goleiro uruguaio. Grande vitória da Celeste na estreia.