- De portões fechados, Vasco leva gol de falta e perde o jogo
- Machado marcou, de falta, o único gol do jogo no Rio
- Cuiabá e Bahia ficam no empate em 1 a 1 na Arena Pantanal
O Vasco jogou em São Januário de portões fechados, sem a pressão ou o protesto de seu torcedor. Mas nada disso adiantou. A equipe voltou a jogar mal e perdeu para o Cruzeiro por 1 a 0 na tarde deste sábado, no Rio de Janeiro, em partida válida pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2023. Embora tenha tido algumas chances de empatar, a verdade é que o time treinado pelo interino William Batista deixou muito a desejar.
O Cruzeiro, por sua vez, também não fez uma partida de encher os olhos. Contudo, pelo menos marcou um bonito gol de falta, com Machado, no fim do primeiro tempo. Poderia ter ampliado na segunda etapa, aproveitando o desespero do Vasco, mas não conseguiu. Com a vitória, chegou aos 21 pontos e ocupa a oitava colocação. O Cruzmaltino, com nove, ocupa a 18ª, na zona de rebaixamento.
Gol salva primeiro tempo ruim
O primeiro tempo começou meio confuso. Nem o Vasco, nem o Cruzeiro assumiram o comando das ações ofensivas. Na verdade, os dois times fizeram um primeiro tempo muito ruim. O início de jogo ainda teve o Gabriel Pec perdendo um gol cara a cara com o goleiro Rafael Cabral. Chutou a bola para fora. Logo depois, o jogo caiu em um momento de castigo na bola.
Os dois times tentaram construir algo no ataque, mas erravam tudo. As defesas não estavam em seus melhores dias, eram os jogadores de frente que não conseguiram colocar as tramas de ataque para frente. A Raposa, contudo, só conseguiu chegar com perigo aos 39 minutos do primeiro tempo. Stênio finalizou bem para a boa defesa de Léo Jardim.
Foi então que quando tudo caminhava para um 0 a 0 horroroso, o Cruzeiro fez o seu gol. O Vasco fez uma falta no lado esquerdo da área. Machado cobrou direto, no ângulo de Léo Jardim. Um bonito gol de falta na tarde ensolarada de São Januário. Era o gol do Cruzeiro. O Vasco tentou empatar em seguida, mas Mateus Carvalho chutou para fora do gol de Rafael Cabral.
Segundo tempo com muito equilíbrio
O segundo tempo começou um pouco mais animado. Machado, o autor do gol, arriscou um chute de fora da área e Léo Jardim fez boa defesa. Minutos depois, Gabriel Pec recebeu em condições de finalizar e chutou forte. Rafael Cabral fez grande defesa. Quase saiu o empate do Vasco naquele momento. Pec ainda recebeu a chance de cobrar uma falta da entrada da área, mas mandou muito mal.
Na saída de bola, o Cruzeiro armou um bom contra-ataque. Mateus Vital recebeu na entrada da área, limpou a defesa e chutou. A bola passou muito perto da trave de Léo Jardim. E ainda teve desvio no meio do caminho. Os técnicos, então, passaram a mexer nas equipes. O Vasco colocou mais jogadores de frente para tentar empatar. Mas o time demorou a melhorar.
Na parte final da partida, o Vasco teve as melhores chances. Ou seja, finalizou mais do que em qualquer parte do jogo. Orellano foi o primeiro a tentar. Mas de longe, a bola foi muito para fora. Minutos depois, Pedro Raul fez boa jogada e cruzou para Rayan. O garoto subiu sozinho e cabeceou para fora. Logo depois, a melhor chance do Cruzmaltino até então. Gabriel Pec aproveitou um bate rebate na pequena área e finalizou livre para fora.
Embora tivesse mais chances, o Vasco viu o Cruzeiro desperdiçar alguns contra-ataques. No melhor deles, Bruno Rodrigues apareceu de frente para Léo Jardim. Mesmo com um companheiro ao lado, ele tentou o chute, que explodiu no peito do arqueiro do Vasco. Log depois, o Cruzmaltino ainda tentou um último respiro, mas já era tarde. Vitória do Cruzeiro em São Januário.
Cuiabá sai na frente, mas Bahia empata
Cuiabá e Bahia ficaram no empate de 1 a 1 na tarde deste sábado, na Arena Pantanal, em Cuiabá, capital do Mato Grosso. Deyverson abriu o placar, de pênalti, para o Dourado, mas Alan Empereur marcau contra e deixau a vitória escapar. O empate não foi bom para nenhuma das duas equipes. Isso porque seguem próximas à zona de rebaixamento. Enquanto o Cuiabá, com 16 pontos, está na 13ª colocação na tabela, o Bahia chegou aos 13. O Tricolor é o 15° e poderá entrar na zona de rebaixamento em caso de vitória do Corinthians.