- Piton e Vegetti brilham e levam o Vasco à vitória no Nilton Santos
- Eduardo marcou duas vezes, um deles, de bicicleta para o Botafogo
- Vitória leva o Vasco ao terceiro lugar na tabela, com 16 pontos
O Vasco deu grande demonstração de força neste domingo. Jogando no Nilton Santos, a equipe treinada por Ramón Díaz venceu o Botafogo por 4 a 2, de virada, em partida válida pela nona rodada da Taça Guanabara, o primeiro turno do Campeonato Carioca. Em uma partida onde o clube da Colina esteve atrás do placar durante quase todo o primeiro tempo, brilhou a estrela de Vegetti e de Lucas Piton.
O centroavante vascaíno marcou duas vezes, um deles de pênalti. Já Lucas Piton, fez um e ainda deu boas opções de jogadas no jogo. Galdames foi o outro vascaíno que fez gol. Eduardo fez dois, um deles de bicicleta, para o Botafogo. Com a vitória, o Vasco chegou aos 16 pontos e encaminhou a classificação para as semifinais do Carioca.
Já o Botafogo se manteve com 14 pontos e está fora do G4 da competição. Faltando duas rodadas, o Glorioso tem pela frente ainda o Audax e o Fluminense. Contudo, a equipe de Tiago Nunes se prepara para a estreia na Copa Libertadores. O adversário é o Aurora, na próxima quarta-feira, na Bolívia. O Vasco tem pela frente o Volta Redonda, no próximo sábado.
Botafogo abre, Vasco empata
O primeiro começou com tudo no Nilton Santos. Sem tempo a perder, o Botafogo partiu para cima do Vasco e abriu o placar com Victor Sá logo aos dois minutos. Contudo, ao estar com o ombro um pouco à frente do zagueiro, o atacante teve o gol anulado após análise do VAR. Ou seja, com o lance ajustado, a arbitragem manteve o jogo sem alteração no placar.
Nem mesmo o gol no início foi capaz de tirar o Vasco do foco. Aos cinco minutos, Galdames recebeu na entrada da área e deu o primeiro chute a gol do Cruz-Maltino. Gatito Fernández fez ótima defesa. Antes mesmo dos 10 minutos, Tiquinho Soares assustou Léo Jardim ao finalizar para fora um bom lance de ataque alvinegro. O jogo começou bastante movimentado.
O jogo, a partir dos 15 minutos, ficou mais disputado. Os dois times tiveram dificuldades de atacar com perigo. Foi então que aos 20 minutos, o Botafogo abriu o placar. Eduardo fez a jogada e tocou para Tiquinho, que devolveu. De primeira, o meia botafoguense chutou colocado à esquerda de Léo Jardim, que nada pôde fazer. Era o primeiro gol do jogo, o primeiro do Botafogo.
Assim, restou ao Vasco buscar o empate. E ele chegou oito minutos depois. O clube da Colina subiu a marcação e a bola chegou em Payet. O camisa 10 vascaíno acha Galdames dentro da área. O chileno tentou a primeira, mas Gatito fez a defesa. No rebote, gol do Vasco. Era o empate vascaíno no Nilton Santos. Ou seja, antes mesmo do fim da primeira etapa.
Segundo tempo de golaços
O Vasco não perdeu tempo na segunda etapa. Lucas Pinton carregou a bola e tocou para David. O atacante devolveu para o lateral-esquerdo, que invadiu a área e virou o jogo. De bico, tirou do alcance de Gatito Fernández. Era o segundo gol do Vasco antes mesmo dos três minutos de jogo no seu primeiro tempo. Vale lembrar que Lucas Piton é um dos principais jogadores do time.
Portanto, depois de levar a virada, chegou a vez do Alvinegro pressionar. Por conta disso, quase chegou ao empate, com Savarino. Victor Sá fez boa jogada e tocou para Savarino, que chutou colocado da entrada da área. Léo Jardim fez ótima defesa. Aos 14 minutos, foi a vez de Darmián Suárez quase conseguir o empate para o Glorioso. Rojas conseguiu salvar a equipe adversária.
Minutos depois, um lance inusitado: Paulo Henrique aproveitou um passe errado da defesa do Botafogo. Então, partiu para cima e acabou derrubado por Hugo. O árbitro marcou pênalti para o Cruz-Maltino. Vegetti pegou a bola para a cobrança e marcou o terceiro gol vascaíno da tarde no Nilton Santos. Este foi o primeiro gol do argentino na temporada.
O Vasco chegou, então, ao quarto gol minutos depois. Pumita Rodríguez chegou pela direita e cruzou para Vegetti. O camisa 99 vascaíno finalizou de carrinho. Portanto, a bola bateu no travessão, nas costas de Gattito e entrou: 4 a 1. A goleada, contudo, durou apenas alguns minutos. Isso porque o Botafogo chegou ao segundo gol, com uma linda bicicleta de Eduardo. Mas foi só: 4 a 2.