- Colombiano de 37 anos estava livre no mercado
- Último clube do defensor foi o Atlético Nacional
- Jogador passou por Udinese, Milan e Villarreal
Chegou a hora de falar sobre o Vitória, que acertou a contratação do zagueiro colombiano Cristián Zapata, com passagens por Udinese, Milan e Genoa, da Itália. De acordo com o site ‘Globo Esporte’, o jogador de 37 anos estava livre no mercado desde o fim do seu vínculo com o Atlético Nacional, da Colômbia.
Zapata, vale lembrar, passou grande parte da carreira no futebol italiano. Contudo, o defensor começou no Desportivo Cali, da Colômbia, e chegou à Itália pela primeira vez na temporada 2005/2006 para atuar na Udinese. Depois de seis anos, o atleta se transferiu para o Villarreal, da Espanha.
No entanto, Zapata logo retornou ao futebol italiano. Isso porque o colombiano jogou no Milan na temporada 2012/13, substituindo o brasileiro Thiago Silva, que havia sido contratado pelo Paris Saint-Germain na época.
No Milan, Cristián ficou sete anos, mas se transferiu para o Genoa em 2019. De volta à Itália, contudo, o zagueiro não teve destaque e saiu no mesmo ano para o San Lorenzo, da Argentina, onde ficou até 2023. Neste temporada, ele voltou ao futebol colombiano para defender o Atlético Nacional. Por lá, ele foi titular e disputar 49 jogos.
Além da longa história nos clubes, Zapata também acumular participações na seleção colombiana. Inclusive, ele disputou as Copa do Mundo de 2014 e 2018 por seu país. O Rubro-Negro baiano conquistou o título da Série B e garantiu sua volta à elite do futebol brasileiro para 2024. O Vitória estava fora da Primeira Divisão há cinco anos.