O La’eeb é o mascote oficial da Copa e, em português, significa jogador super habilidoso. A imagem do Mascote da Copa do Mundo representa o lenço da cultura árabe e, assim como outros personagens que já passaram na história das Copas, revela um pouco da identidade do país sede ao mundo.
Quer saber mais sobre o Mascote da Copa e como foi a divulgação e todo o marketing de lançamento?
Siga nessa com a gente!
La’eeb: tudo sobre o Mascote da Copa do Mundo de 2022
O Mascote da Copa foi revelado pela FIFA durante o evento do sorteio dos grupos da Copa do Catar, no dia 1º de abril de 2022, pelo Comitê Organizador Local, em Doha. Na ocasião, foi transmitido um vídeo onde exibia o novo e animado personagem da Copa.
Além disso, no evento do sorteio dos grupos do Mundial do Qatar, o La’eeb foi apresentado no Mascote verso, uma espécie de universo onde diversos mascotes e personagens de outras edições da Copa do Mundo moravam todos juntos.
Durante a divulgação FIFA do sorteio dos grupos e da revelação do mascote oficial da Copa do Mundo, muitos fãs reagiram nas redes sociais e compararam o personagem árabe ao Gasparzinho, um dos fantasmas mais carismáticos da televisão.
Semelhanças à parte, o La’eeb é mais um dos mascotes do torneio que vai fazer sucesso, assim como foi o Fuleco (o tatu-bola), na Copa de 2014 no Brasil, ou o Zakumi, mascote da Copa da África do Sul, em 2010.
Portanto, apesar de se parecer com o Gasparzinho, o mascote representa o Keffiyeh, lenço usado na cabeça por diversas pessoas do mundo árabe e o nome dado ao personagem que leva a “cara” do torneio tem tudo a ver com a cultura local.
Quer saber mais notícias sobre o mascote que vai fazer sucesso em Doha e no mundo inteiro, além de ver uma foto do mascote?
Saiba mais sobre esse personagem a seguir.
O que significa La’eeb
Durante o evento do sorteio da Copa e de revelação do mascote oficial do Mundial, todos se perguntaram “o que significa a palavra La’eeb”.
Segundo a entidade máxima do futebol, a palavra árabe significa “jogador super habilidoso” e, além disso, o mascote encoraja todos os os jogadores a acreditarem em si mesmos, segundo a FIFA.
Segundo a própria entidade, o país sede decidiu inovar e não apostar em animais para serem representados como mascotes, mas sim em algo que realmente esteja de acordo com a cultura desta edição da Copa e que possa trazer alegria às seleções participantes.
A função do mascote da Copa do Mundo para essa edição
A missão do La eeb (o primeiro mascote no Oriente Médio e do mundo árabe) para essa edição do torneio, segundo Khalid Ali Al Mawlawi, diretor de Marketing do Comitê Supremo de Entrega e Legado da Copa do Mundo de 2022, é a união entre os povos, trazendo alegria ao povo do Catar e a toda comunidade mundial.
Mascotes de outras edições da Copa do Mundo
Você se lembra quais foram qual o nome de outros mascotes de outras Copas? Além da Copa do Mundo do Catar, trazemos para você personagens que fizeram sucesso mundo afora nos Mundiais da FIFA e hoje brilham no mascote verso:
- 1966 (Inglaterra): Willie
- 1970 (México): Juanito
- 1974 (Alemanha): Tip Tap
- 1978 (Argentina): Gauchito
- 1982 (Espanha): Naranjito
- 1986 (México): Pique
- 1990 (Itália): Ciao
- Copa de 1994 (EUA): Striker
- Copa do Mundo de1998 (França): Footix
- Copa de 2002 (Coreia do Sul e Japão): Ato, Kaz e Nik
- Copa do Mundo de 2006 (Alemanha): Goleo Vi
- 2010 (África do Sul): Zakumi
- 2014 (Brasil): Fuleco (o tatu-bola)
- 2018 (Rússia): Zabivaka
Perguntas sobre o Mascote da Copa
Veja quais são as perguntas mais comuns sobre o nome do mascote da Copa que vai agitar lance a lance do principal torneio de futebol do mundo.
O nome La’eeb, segundo a FIFA, significa “jogador super habilidoso”.
O mascote da Copa do Brasil foi o Fuleco.
A primeira Copa do Mundo que teve um mascote foi a Copa de 1966, na Inglaterra.
E aí, gostou de saber tudo sobre o assunto Mascote Copa?
Aqui no SDA você fica sabendo todas as notícias e curiosidades sobre a Copa do Mundo no Catar. Portanto, fique atento ao nosso site e nossas rede sociais!