sites-de-apostas.net

Com a Copa do Mundo de 2022 já pertinho de começar, é hora de pensar no futuro e questionar: quando será a próxima Copa do Mundo Fifa?

Tradicionalmente, o evento sempre é marcado com muita antecedência, então já podemos falar sobre a próxima edição.

Assim, continue lendo para saber mais sobre o assunto.


Como a Copa do Mundo é marcada?

Desde 1930, quando a primeira Copa do Mundo ocorreu, as edições da Fifa World Cup rodaram o mundo, com um grande número de países recebendo-as. Mas como essa decisão é tomada?

Nesse sentido, a Fifa não possui um processo de escolha que se repita em cada edição. Por isso, muitas Copas tiveram critérios diferentes, como sorteios, indicações, etc.

Para a edição do Catar, a escolha foi tomada por polêmicas sobre direitos humanos. Todavia, relevando tais assuntos, o Catar foi escolhido como país sede ainda em 2009, através de uma análise e votação.

Dessa maneira, a organização leva em conta alguns fatores durante a escolha. São eles:

  • Infraestrutura e economia do país;
  • Relação com o futebol;
  • Localização.

Com tais critérios, países como Catar, África do Sul, Japão e Coreia do Sul, Alemanha e vários outros conseguiram ser escolhidos para sediar o evento.

Essa disputa geralmente envolve vários governos e localidades diferentes, já que muitos consideram que a Copa do Mundo é um campeonato muito benéfico para a região.

Ainda assim, é preciso considerar que um continente não pode receber duas Copas seguidas. Por exemplo, a Arábia Saudita e a Coreia do Sul não poderiam sediar a edição de 2026, por conta do Mundial do Catar.

Todavia, há um cenário que nunca ocorreu, mas que é previsto nas regras. Assim, caso o país que vá receber o torneio se torne inviável, como em caso de guerras, o país sede anterior receberá novamente a Copa.


Copa do Mundo 2026

Dito isso, o processo de escolha do país sede da Copa do Mundo Fifa de 2026 se iniciou há um bom tempo, em meados de 2015.

Com a Copa do Brasil já tendo passado e a da Rússia se aproximando, algumas regiões começaram a apresentar cada candidatura. Claro, os países da Ásia não poderiam participar do processo de seleção, tendo em vista que a edição do Catar já estava definida. O mesmo valia para a Europa, por conta da Copa do Mundo na Rússia.

Assim, os países que se destacaram nessa etapa foram:

  • Marrocos;
  • Canadá, Estados Unidos e México (Em conjunto).

Por 134 votos a 65, Canadá, Estados Unidos e México foram escolhidos em 13 de junho de 2018. Aliás, o sorteio ocorreu em Moscou e os 203 membros do Comitê Executivo da FIFA votaram.

As cidades sede da Copa do Mundo Fifa 2026

Com os países devidamente escolhidos, a segunda decisão mais importante da competição foi tomada: quais cidades sediarão os jogos.

Assim, é preciso explicar que a Fifa World Cup possui um critério para os estádios em que os jogos podem ser realizados. São os seguintes:

  1. Jogos da fase de grupos, jogos das décima-sextas de final, quartas de final e terceiro lugar: estádios com pelo menos 40 mil lugares;
  2. Jogos das semifinais: estádios com pelo menos 60 mil lugares;
  3. Final da Copa do Mundo e Partida Inaugural: estádios com pelo menos 80 mil lugares.

Tais critérios restringem bastante a opção de lugar em que a Copa pode ocorrer. Com isso, os Estados Unidos ficaram com grande parte dos jogos, enquanto México e Canadá vão sediar o restante.

Apesar não ser conhecido pelo futebol de alto nível, os Estados Unidos possuem as estruturas mais avançadas do mundo em termos de esportes. Por lá, estádios impressionantes recepcionam milhões, principalmente pela NFL, torneio de futebol americano.

Já o Canadá é mais conhecido pelos esportes de inverno, mas também possui muitos entusiastas do futebol.

Entretanto, é inegável que o México é o país que tem uma relação mais próxima com a Copa. Além de ter uma liga nacional de alto nível, o país já recebeu a competição em outras 2 edições, como falamos acima.

Com isso, os 3 países estão se preparando para receber o Mundial, com novos estádios e infraestura reformada.

Dessa forma, as cidades escolhidas foram:

Estados Unidos

Nos Estados Unidos, as seguintes cidades receberão jogos da Copa:

  • Los Angeles
  • Nova Iorque/Nova Jérsei
  • Boston Dallas
  • Kansas City
  • Miami
  • Houston
  • Atlanta
  • Filadélfia
  • Seattle
  • San Francisco/San Jose

Canadá

No Canadá, serão apenas 2 cidades:

  • Vancouver
  • Toronto

México

Já o México irá disponibilizar 3 cidades do seu território:

  • Cidade do México
  • Monterrey
  • Guadalajara

As grandes mudanças na Fifa World Cup de 2026

O que realmente chama atenção na próxima Copa do Mundo não é a escolha dos países, cidade ou qualquer outra questão geográfica. Na verdade, o que muitos aguardam com ansiedade é a mudança no formato da competição.

Atualmente, o que inclui a Copa do Catar, 32 seleções disputam o Mundial. Elas iniciam a competição na fase de grupos, com 8 grupos de 4 times cada. Em seguida, 2 de cada grupo avançam para as oitavas de final, seguindo para as quartas de final, semifinal e final.

Ou seja, são 64 partidas ao total e os participantes são dividos entre 4 da AFC (Ásia, Oriente Médio e Oceania), 5 da CAF (África), 3 da CONCACAF (América Central, América do Norte e ilhas do Caribe), 4 para a CONMEBOL (América do Sul) e 13 para a UEFA (Europa).

Esse formato já é uma expansão da antiga disposição, já que até 1994 apenas 24 times disputavam vagas para ter o direito de ir para o Mundial.

Todavia, a Fifa decidiu ampliar mais uma vez e já em 2026 entrará em funcionamento o novo formato: 48 vagas para seleções. Assim, o torneio não só terá mais times disputando, mas a novidade também alcança as fases.

Agora, entre a fase de grupos e o mata-mata tradicional, cada país que se qualificar participará das décimas-sexta de final. Tal disposição é necessária, pois o número de grupos foi expandido para 16, o que significa que 32 países vão avançar para o mata-mata.

No restante, cada jogo até a última rodada ocorrerá de maneira semelhante a como será na Copa do Qatar, então basta observar como será a competição no Oriente Médio.

Nova Repescagem (Play off)

Além da mudança comentada acima, o Mundial ainda terá outra inovação: a repescagem (ou play offs) para definir as 2 ultimas vagas.

Em vez de simples eliminatórias, como já foi na Copa do Qatar, agora o mundo terá um novo campeonato entre 6 equipes, com uma por confederação (Com exceção da UEFA).

Dessas 6, duas vão ser escolhidas no ranking Fifa, enquanto as outras 4 virão das eliminatórias tradicionais.

Em relação a datas, cabeças de chave, sorteios e outras informações, ainda é preciso esperar pelo regulamento oficial da Fifa.


Datas e Horários da Copa de 2026

A edição de 2026 ocorrerá entre junho e julho, sem datas mais específicas definidas.

É ótimo saber que a Copa de 2026 vai acontecer em meio a horários bem semelhantes aos nossos. Dessa forma, não espere por jogos de madrugada, já que tanto cada país, quanto cada cidade escolhida possuem fusos bem próximos dos nossos.

Outra coisa interessante é que, em contraste com o verão do Catar, México, Estados Unidos e Canadá possuem climas mais amenos. Por isso, a organização será mais livre na escolha de datas.

No Catar, foi necessário considerar o calor do verão local. Isso impactou tanto na escolha de cada cidade como nos horários.


Sedes de 2030

Para 2030, ainda não definiram qual país receberá o torneio. Entretanto, como o Qatar já vai sediar esse Mundial, nenhum país do Oriente Médio ou da Ásia poderá ser escolhido. Assim, Arábia Saudita e outros locais cotados ficarão de fora da seleção.

Dessa maneira, os países cotados atualmente são:

  • Espanha, Portugal e Ucrânia;
  • Equador, Colômbia e Peru;
  • Marrocos, Tunísia e Argélia.

Esses são países que já manifestaram interesse em apresentar candidatura para a seleção de 2030. Aliás, Marrocos já competiu tanto contra o Qatar lá atrás como na seleção de 2026.

Alguns rumores indicam que outros países também possuem intenções de participar. Desses, Argentina pode surpreender e concorrer para ser a sede do Mundial.

Também é preciso considerar uma mudança: a disputa pela seleção está sendo cada vez mais divida entre candidaturas conjuntas. Isso se deve principalmente ao fator econômico, já que edições como a do Qatar e do Brasil levantaram publicidade negativa nesse sentido.

Por fim, como a Copa de 2030 marcará o centenário da Copa do Mundo, é esperado que o evento seja cercado de celebrações. Com a taça sendo levantada pela 24ª vez, com certeza será um Mundial emocionante.


Expectativas para a Copa do Mundo de 2026

Retornado para a próxima Copa do Mundo, com certeza os fãs de esportes vão aguardá-la com muita expectativa. Afinal, basta observar pela edição do Catar, cujas melhores seleções estão repletas de jovens.

Assim, o Mundial de 2026 será marcado pela ausência dos atuais super craques, cuja aposentadoria provavelmente ocorrerá após o Catar.

Nomes como Lionel Messi, Cristiano Ronaldo, Luiz Suárez, Daniel Alves e até mesmo Neymar podem disputar sua última vez na copa pela seleção de seu país.

Por outro lado, alguns jovens com certeza estão só começando e ainda vão jogar em mais edições do Mundial. Vinicius Junior, Mbappé, Richarlison, Pedri e Gavi não serão mais novatos, e sim experientes atletas do futebol internacional.

Ainda, países sem tradição podem começar a se destacar, como Croácia e Bélgica fizeram em 2018. Seleções como País de Gales possuem jovens com muito potencial e realmente podem começar a desbancar grandes nomes, como a Suíça fez com a Itália.


Curiosidades sobre a próxima Copa do Mundo

Além do que é divulgado pela publicidade da Fifa e o que já está definido, é interessante conhecer alguns fatos curiosos sobre a próxima edição. Assim, não será a primeira edição de dois dos três países sedes.

O México foi a sede em 1970, quando o Brasil se sagrou tricampeão contra a Itália. Essa edição foi marcada por ser a última do maior jogador de todos os tempos, Pelé.

Em 1986, o México recebeu mais uma edição do torneio, que foi marcada como um torneio histórico no cenário dos esportes. Foi lá que a Argentina liderada por Maradona venceu a famosa Laranja Mecânica e sagrou-se campeão pela primeira vez.

Passando-se mais alguns anos, outro país que sediará a próxima Copa do Mundo receberia o torneio: Estados Unidos. Em 1994, os americanos viram o Brasil vencer o tetracampeonato em uma emocionante decisão contra a Itália.

Agora, o Canadá terá a primeira edição da Copa em seu território. Apesar do futebol não ser um dos esportes mais populares por lá, possui muitos fãs e com certeza chamará atenção. Aliás, os canadenses irão disputar sua primeira Copa na edição do Catar.


Comentários sobre a Copa do Catar

Claro, o resultado no Catar pode mudar tudo. Cair nas oitavas pode abalar totalmente um país com muita tradição, enquanto vencer a final recupera o vigor de quem não vencia há décadas.

Entre as seleções atuais, os favoritos são Brasil e França, mas várias outras vão chegar com muito futebol para mostrar. A já citada Espanha, por exemplo, renovou grande parte do time e tem um dos elencos com maior capacidade de brilhar, tendo em vista o vigor e senso técnico.

Outro país com uma seleção de nível alto, mas que ainda não chegou a uma final, é a Bélgica. Em 2018, foi responsável pela eliminação do Brasil, mas acabou caindo para a França na penúltima rodada.

Já a Argentina, como falamos mais acima, irá para a última com o seu craque Lionel Messi. Dessa forma, apesar da Argentina não ter se saído tão bem em 2018, se recuperou a ponto de vencer a Copa América, na disputa Argentina vs Brasil, em 2021.

Outros times não chamam tanta atenção, mas ainda conseguem surpreender e até tomar o lugar de equipes. Polônia, Portugal, Inglaterra, Holanda e Uruguai são os melhores exemplos, com foco principal na Inglaterra.


O futuro das Copas do Mundo

E depois de 2030? Após completar 100 anos de existência, a Copa do Mundo precisará continuar se atualizando para se manter no topo dos campeonatos de esportes.

Com o novo formato, a competição já mudou bastante, tendo em vista que terá um número bem maior de jogos e equipes. Com isso, é de se esperar que ainda mais fãs comecem a se atentar para o torneio, já que países que nunca participaram vão ter muitas outras chances.

Também é preciso considerar questões políticas e econômicas. A Copa do Mundo é muito influenciada pelas decisões, conflitos e parcerias entre governos. Por exemplo, para 2030, já é possível notar a tendência de que os países vizinho se juntem e dividam a sede do Mundial.


Perguntas Frequentes

Por fim, aqui vão algumas perguntas que os fãs fazem sobre a próxima edição da Copa do Mundo.

A Copa do Mundo de 2026 vai acontecer em três países diferentes: Canadá, México e Estados Unidos.

A publicidade da Fifa informa que a Copa do Mundo de 2026 ocorrerá entre junho e julho, sem datas mais específicas.

A próxima Copa do Mundo ocorrerá daqui a 4 anos, em 2026.

18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial